CONTACTO INVESTIR VIVER COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Reabriu a Estufa Grande do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Estufa Botânico de Coimbra
Par João GALVÃO Il y a 3 Mois
Catégories :
Turismo Portugal

É um dos mais antigos edifícios da arquitetura do ferro oitocentista em Portugal. Depois da requalificação volta a ser mais um motivo para ir a Coimbra

 

Os trabalhos arrancaram em 2013, a partir de um projeto do arquiteto João Mendes Ribeiro, que procurou preservar as características de um dos primeiros exemplos da arquitetura do ferro portuguesa, adequando este espaço às novas tecnologias e necessidades atuais do Jardim Botânico para a preservação da coleção botânica que irá albergar e ao desenvolvimento da investigação científica.

 

Este projeto de requalificação foi já reconhecido com vários prémios no último ano, a destacar, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de Melhor Intervenção com Impacto Social.

A coleção de plantas da Estufa foi também renovada, estando neste momento em crescimento e expansão, compreendendo plantas das florestas tropicais de chuva, espécies aquáticas, incluindo o nenúfar-gigante, e plantas tropicais de importância para as sociedades humanas.

 

O diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, António Gouveia, destaca “a recuperação deste edifício icónico e único em Portugal que, mantendo a sua traça histórica, foi adaptado para potenciar a missão do Jardim Botânico na divulgação do mundo fascinante das plantas e da importância da sua conservação”.

É um projeto de grande importância para a preservação do património da Universidade de Coimbra e que contou com o financiamento do programa QREN/Mais Centro. Incluiu ainda a requalificação da plataforma da Estufa, a construção de um edifício de apoio à divulgação da ciência e instalações sanitárias e o melhoramento da eficiência energética das infraestruturas. No total foram investidos mais de dois mil milhões de euros.

 

A construção da Estufa Grande recua a 1859 e é um dos mais antigos edifícios da arquitetura do ferro em Portugal. Respeita todos os ditames internacionais desta vaga arquitectónica, conjugando o ferro e o vidro que conferem a este espaço uma beleza e luz invulgares.

 

Horários, localização e mais info aqui

 

 

Imagens cedidas pela UC