CONTACTO INVESTIR VIVER COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

BBC considera Monsanto a aldeia mais invulgar de Portugal

Monsanto na BBC
Par Inês ALMEIDA Il y a 3 Mois
Catégories :
Últimas Notícias

Monsanto é uma das aldeias históricas de Portugal, considerada a mais típica do país

 

A aldeia de Monsanto é considerada “a mais portuguesa de Portugal” e é um ícone turístico da região. Esta situa-se a nordeste das Terras de Idanha, na encosta de uma elevação escarpada. Este é um local muito antigo, onde se regista a presença humana desde o paleolítico. A acumulação de anos de história garante a este local caraterísticas singulares, que recentemente lhe renderam um elogio da BBC.

 

“Por centenas de anos, os moradores da pequena vila de Monsanto adaptaram-se ao seu ambiente único construindo casas sob e entre enormes rochas de granito”, começa por se ler no artigo. A cadeia de notícias britânica dedicou uma reportagem com várias fotos e vídeos da região, assinada por Lidija Pisker e Carlos Pinota, a Monsanto.

 

“Aqui, as estreitas ruas revistas a calçada são esculpidas na paisagem rochosa, e as casas são espremidas, entre e sob gigantescas pedras de granito pesando até 200 toneladas que estão espalhadas pela montanha. Por causa da sua configuração sobrenatural, onde as rochas servem como telhados e paredes para cerca de 800 moradores da vila, Monsanto ("Montanha Sagrada") mudou pouco desde que foi esculpida em pedra há 500 anos.”

 

No artigo da BBC explica-se que “devido à sua aparência antiga, Monsanto foi eleita a aldeia ‘mais portuguesa’ num concurso nacional em 1938”. Devido a essa distinção, Monsanto sobreviveu “como uma espécie de museu vivo”. Por causa das suas caraterísticas geomorfológicas, o centro histórico da aldeia é inimigo dos carros, “por isso os moradores percorrem o leito rochoso a passo de caracol”.

 

No artigo da BBC são também mencionados os tocadores de adufe, um instrumento musical de percussão e as marafonas, bonecas de trapos sem rosto nem cabelo, muito típicas em aldeias da Beira Baixa, que ainda continua a ser criadas e vendidas por senhoras idosas. Apesar de se manterem algumas tradições, os habitantes de Monsanto não temem a modernização, sendo que algumas casas já têm acesso à internet.

 

 

Fonte: BBC