CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Comboio: viagens vintage, no tempo e no espaço

Passeios CP
Par João GALVÃO Il y a 5 Mois

Quando vamos trabalhar e apanhamos um comboio nem fazemos ideia de que a CP também trabalha para nos divertirmos.

 

Há três circuitos de comboio no norte do país que nos fazem recuar no tempo e que seriam a delícia do Sheldon, da série televisiva The Big Bang Theory. 

Não só porque os percursos são de outros tempos, a lembrar quando a vida era mais lenta e mais feliz, mas especialmente porque máquinas e carruagens foram também elas buscadas ao passado. A CP, empresa que em Portugal gere a rede ferroviária, traz durante o verão passeios de comboio imperdíveis, pelo preço de um simples bilhete de comboio.

O comboio histórico do Vouga, puxado por locomotiva a diesel. Na foto de abertura, o comboio que faz o passeio MiraDouro.

 

O primeiro passeio é o Comboio Histórico do Vouga, que circula entre junho e outubro e entre Aveiro e Macinhata do Vouga. É puxado por uma antiga locomotiva diesel, e constituído por três carruagens dos primeiros anos do século XX. A viagem inclui uma visita ao centro histórico de Águeda.

 

É um programa de um dia, com partida da cidade de Aveiro, a três quartos do caminho Lisboa-Porto, pelas 13h40, e chegada a Macinhata do Vouga pelas 15h00. Há promessa de animação a bordo, com música e cantares tradicionais (o Sheldon não gostaria, mas nós gostamos), e uma prova dos famosos pastéis de Águeda.  À chegada a Macinhata do Vouga, pode visitar o Museu Ferroviário e provar, e comprar, produtos regionais.

 

O regresso acontece pelas 16h25, com paragem em Águeda, e visita ao centro histórico da cidade, onde por agora pode admirar a fantástica instalação Umbrella Sky, espalhada pela cidade. A chegada a Aveiro acontece pelas 19h01.

 

Pode comprar o programa para a viagem no Comboio Histórico do Vouga, e juntar a viagem a partir de qualquer ponto do país, com preços especiais, que inclui também a viagem de ida e volta em Alfa Pendular, Intercidades, Regional, e Comboios Urbanos do Porto, todas as variações possíveis afinal no bilhetes disponibilizados pela CP.

Pode fazer a viagem aos sábados, até 13 de outubro, e aos domingos, entre 15 de julho e 26 de agosto.

As carruagens pintadas nas cores originais do comboio que faz o passeio MiraDouro. Foto de Manuel Moreira (do site da CP)

 

O segundo passeio proposto pela CP  é o MiraDouro. Sai da belíssima estação de São Bento, no Porto, revestida com painéis imensos de azulejo representando cenas históricas passadas no norte do país, e vai até à Régua e regressa a São Bento.

 

Para aguçar o apetite aos ‘Sheldons’, é formado por uma locomotiva diesel 1424, pintada nas cores originais, e por carruagens históricas produzidas na década de 40 pela fabricante suíça Schindler, e postas ao serviço da rede ferroviária nacional entre 1949 e 1977.

 

Funciona todos os dias entre 13 de julho e 30 de setembro, e sai de São Bento pelas 09h25 para chegar à Régua pelas 11h38. Daqui, sai pelas 19h00 para chegar ao Porto pelas 21h15, excelente hora para ainda apanhar os restaurantes com a cozinha aberta e retemperar-se com uma francesinha.

A composição do Comboio Histórico do Douro, atravessando a paisagem classificada pela UNESCO.

 

Para acabar com chave de ouro, falamos agora do Comboio Histórico do Douro. São cinco carruagens de época, deslizando com cadência embaladora de comboio de antigamente, sempre à beira do Rio Douro. 

Entre a Régua e o Tua, a paisagem rodeante é única e classificada pela UNESCO como Património Mundial. 

O passeio inclui uma paragem na belíssima estação do Pinhão e brindes com Vinho do Porto.

 

Todos os horários, preços e informações, destes e de outros passeios de comboio aqui.

 

Fotos do site da CP e da respetiva página de facebook.