CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Dona Bia, uma paragem gulosa obrigatória na Comporta

Dona Bia Comporta
By Inês ALMEIDA . 2 years

A especialidade do restaurante Dona Bia são os pratos à base de peixe e arroz

 

O restaurante Dona Bia situa-se na estrada que separa a Comporta do Carvalhal e é paragem obrigatória para quem visita a região e gosta de comer bem. Percorrendo a costa alentejana pela estrada EN261, encontra o famoso Dona Bia, entre os arrozais, as praias e o Sado. Quem entra não adivinha o que por lá se come, pois o restaurante possui uma decoração tradicional, uma carta de vinhos modesta e até uma rede mosquiteira (muito importante na zona, acredite!).

 

A região da Comporta carateriza-se pelos arrozais, que fazem parte da paisagem e, naturalmente, do prato. E é precisamente nos pratos de arroz que o restaurante Dona Bia se destaca. Este ingrediente, que alimenta mais de metade da população mundial, é estrela neste espaço. Mas desengane-se se pensa que é só nos pratos de arroz que o restaurante brilha. Prometemos que também se vai deliciar com o pão caseiro, ou não estivéssemos no Alentejo, os peixes e os mariscos, cuja qualidade do produto se alia à mestria na confeção.

 

O menu é bastante variado, oferecendo uma ampla seleção de peixe, marisco e de pratos de arroz. Entre as entradas contam-se os espargos com ovos mexidos, o coelho de coentrada, as pataniscas, a salada de polvo, o lingueirão, as navalhas, as ovas grelhadas e as gambas à Dona Bia.

 

 

Dona Bia

 

 

Passando para os pratos principais, opções não faltam, como as petingas fritas com arroz de berbigão, os filetes de peixe-galo com arroz de cabeça, a massinha de cherne ou os lombinhos de garoupa com camarão e amêijoa. Para sobremesa pode optar por um dos vários doces tradicionais e para acompanhar a refeição recomenda-se um vinho, em particular do Alentejo onde têm a maior seleção.

 

O restaurante Dona Bia foi inaugurado há mais de trinta anos por uma senhora chamada Maria, mas conhecida precisamente por Dona Bia, que não o teve na sua alçada durante muito tempo. Os anos passaram e as gerências do espaço foram mudando com eles, até que há 23 anos o espaço ficou a cargo de Paula Morgado, a nova gerente.

 

Este restaurante é ideal para todos aqueles que apreciam um bom pitéu – todos nós, presume-se – primando pelos pratos de peixe e elogiando o melhor da cozinha portuguesa. Este é um espaço que convida a ser partilhado, pois a maioria dos pratos são para duas pessoas. E as doses são muito generosas, acredite, em quantidade e, especialmente, sabor.

 

 

Endereço: Estrada Nacional 261 Km, Torre, Alcácer do Sal, Setúbal
Telefone: (+351) 265 241 051

Horário: 11h00 às 16h00 – 19h00 às 00h00

Website: facebook.com/Restaurante-Dona-Bia

 

 

 

Photo Credit: Boa Cama Boa Mesa (Expresso) e Time Out