CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

A Festa do Cinema Francês vai Acontecer em 11 Cidades Portuguesas

A Festa do Cinema Francês
By Carlos P . 1 year

De Faro a Viana do Castelo, vai haver cinema francês para todos os gostos. É a 19ª Festa, que dá a conhecer a grande diversidade do cinema Made in France

 

Antestreias nacionais e internacionais, descobertas e redescobertas de grandes obras e de grandes nomes, encontros, masterclasses e até sessões escolares vão preencher um vasto programa que se desenvolve de 4 de Outubro a 11 de Novembro e que acontece em 11 cidades portuguesas: Lisboa, Almada, Porto, Leiria, Coimbra, Beja, Faro, Viana do Castelo, Seixal, Aveiro e Setúbal.

 

 

 

 

Jean-Paul Rappeneau, realizador e argumentista de renome, é o padrinho desta edição e ele próprio vai estar no Cinema S.Jorge, em Lisboa, no dia 4 de Outubro para a abertura da Festa. Ainda sem ter estreado em França, nesse dia Lisboa vai ver a cópia restaurada do seu notável filme “Cyrano de Bergerac”.

 

 

 

Gérard Depardieu em "Cyrano de Bergerac" (1990) com realização de Jean-Paul Rappeneau, padrinho da 19ª Festa do Cinema Francês

 

 

A Cinameteca Portuguesa, apresenta 8 filmes na retrospectiva do realizador Henri-Georges Clouzot (muito aclamado nos anos 40 e 50 do século XX). Entre essas 8 obras, a organização destaca “Le Mystère Picasso”, Prémio Especial do Júri de Cannes 1956, “declarado tesouro nacional pelo governo francês”.

 

 

 

"Le Mystère de Picasso" (1976), de Henri-Georges Clouzout, será exibido na Cinemateca de Lisboa a 13 de Outubro

 

 

Em destaque, nesta programação da 19ª Festa do Cinema Francês, estão as 19 antestreias, nacionais e internacionais, um vastíssimo leque que revela o panorama do cinema francês da actualidade – drama, comédia, documentário, policial e animação.

 

 

O Ciclo ACID, com foco no cinema independente e em filmes raros, é outra etapa de relevo da Festa e que conta com a presença de realizadores que apresentam as suas obras e orientam masterclasses sobre as mesmas.

 

 

Com sessões escolares em todas as 11 cidades e um programa paralelo no canal Cinemundo, esta mostra de cinema francês tem ponto alto na celebração dos 20 anos do Tratado de Amizade Paris-Lisboa, dia 12 de Outubro, às 15h no Cinema S.Jorge, em Lisboa, com uma conferência de Antoine Sire sobre As Mulheres e a Idade de Ouro do Cinema.

 

Siga a viagem do cinema francês em Portugal em 19ª Festa do Cinema Francês