CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Autarquia de Sintra vai cobrar taxa turística em 2019

Taxa Sintra
Par Inês ALMEIDA Il y a 7 ans

“Não custa praticamente nada a pagar e esse dinheiro é essencial para a requalificação”

 

A partir do próximo ano será cobrada uma taxa turística a quem pernoitar em Sintra. As receitas que a Câmara Municipal de Sintra obtiver vão ser aplicadas na reabilitação do centro histórico da vila. A taxa terá o valor de dois euros e será aplicada por cada quarto das unidades hoteleiras, num período nunca superior a três dias, de acordo com o presidente da câmara Basílio Horta.

 

“Nós vamos fazê-lo agora [aplicação da taxa turística] porque temos um conjunto de grandes investimentos em hotéis. Há 30 anos que não se fazia um hotel em Sintra e agora temos um investimento de mais de 80 milhões. É uma taxa perfeitamente equilibrada, não custa praticamente nada a pagar e esse dinheiro é essencial para a requalificação”, considera o autarca.

 

O investimento total previsto para a requalificação do centro histórico de Sintra é de cerca de 50 milhões de euros, estando previstas intervenções ao nível do saneamento básico e no edificado, tanto municipal como privado. Basílio Horta sublinha que este é um processo que “carece de muito cuidado e sensibilidade”.

 

“Temos consciência de que é necessária uma requalificação profunda, mas que tem de ser feita com cuidado. Estamos a falar de um território muito sensível”, afirma Basílio Horta.

 

Para o autarca, é importante limitar a circulação automóvel no centro histórico, sublinhando que este deve ser das pessoas e não dos carros. “Comigo não haverá um único parque de estacionamento na zona histórica”, conclui.

 

 

Fonte: Idealista

Photo Credit: Notícias ao Minuto