CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL
O Fado

O Fado celebra a vida ao som da guitarra portuguesa

 

Se uma gaivota viesse
Trazer-me o céu de lisboa
No desenho que fizesse,
Nesse céu onde o olhar
É uma asa que não voa,
Esmorece e cai no mar.

Que perfeito coração
No meu peito bateria,
Meu amor na tua mão,
Nessa mão onde cabia
Perfeito o meu coração.

 

Amália Rodrigues in Gaivota (1970)

 

 

 

 

Poucas cidades do mundo se podem gabar de ter o seu próprio estilo musical, como Lisboa tem o Fado. A palavra Fado vem do latim fatum que significa destino. Este estilo musical português geralmente é cantado por um fadista acompanhado por guitarra clássica e guitarra portuguesa. O Fado foi consagrado Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

 

O Fado expressa sentimentos ao som da guitarra, tendo uma grande carga dramática associada. Aconselha-se a ouvir numa boa casa de fado, como as que sugerimos aqui, e deixar-se levar ao som destas melodias portuguesas enquanto saboreia um repasto tradicional. Esta é uma experiência que certamente lhe irá ficar na memória.

 

O Fado tem origem no princípio do século XVIII nas ruas e bordéis de Lisboa e faz parte da identidade lisboeta até aos dias de hoje. Salvo raras excepções, as casas de fado de hoje destinam-se maioritariamente aos turistas, pois praticam preços avultados e as experiências gastronómicas que proporcionam não são propriamente transcendentes. No entanto, pode apenas pagar um consumo mínimo para ver os espetáculos e acompanhar com uma garrafa de vinho, por exemplo. Os apreciadores de fado também devem conhecer o Museu do Fado em Alfama.