Abram-se as cortinas, que vamos ao teatro em Lisboa
Abram-se as cortinas, que o espetáculo vai começar. Veja onde pode assistir a peças de teatro em Lisboa
O teatro tem uma longa história na cidade das sete colinas. Apesar de muitas salas terem fechado portas ao longo dos anos e outras terem de se adaptar aos novos hábitos da sociedade, as principais salas da cidade continuam a sua programação.
Saiba quais são as principais salas de teatro em Lisboa:
Teatro Nacional Dona Maria II
Este teatro neoclássico encontra-se virado para a Praça do Rossio. O Teatro Nacional Dona Maria II foi construído entre 1842 e 1846 e apresenta todos os anos uma temporada de peças interpretadas por grandes atores do teatro português. Tem também um restaurante com vista para a Estação do Rossio.
Teatro Nacional de São Carlos
O Teatro Nacional de São Carlos foi construído após a maior ópera da Europa, situada em Lisboa, ter sido destruída pelo terramoto de 1755. Este tem uma excelente acústica e um interior decorado ao estilo rococó. O interior deste teatro remete-nos para o teatro San Carlo de Nápoles e o exterior para o La Scala de Milão. Apresenta óperas clássicas ao longo de todo o ano.
Teatro São Luíz
Este teatro foi inaugurado em 1894, tendo então o nome de Teatro Dona Amélia. O Teatro São Luís constitui uma das mais importantes salas de espetáculos de Lisboa até hoje. Em 1998 foi remodelado e ampliado e em 1990 foi cedido pela Câmara Municipal de Lisboa à Companhia Teatral do Chiado e a Mário Viegas, que tem vindo a desenvolver variadas ações culturais.
Teatro do Bairro
O Teatro do Bairro situa-se no Bairro Alto, como o nome indica e este ocupa uma antiga gráfica que esteve abandonada durante mais de vinte anos. Em 2011 foi inaugurado, como sala de teatro e espaço cultural, tendo um pequeno auditório com capacidade para cem espetadores. Além do teatro, na sua programação conta com cinema e música ao vivo, com atuações de fado, jazz e sons africanos. Também recebe com frequência espetáculos de stand-up comedy.
Teatro Politeama
Poder-se-ia chamar de Broadway de Lisboa, pois este teatro é conhecido pelos seus musicais. O Teatro Politeama situa-se em plena Baixa Pombalina, na rua das Portas de Santo Antão, e foi construído em 1913. O encenador é o famoso Filipe La Féria, o responsável por os espetáculos do Politeama terem frequentemente lotação esgotada.
Para saber quais são as peças que estão em cena em Lisboa, consulte esta página.