CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Ponte 25 de Abril

Ponte 25 de Abril: o elo entre as duas margens do Tejo

A Ponte 25 de Abril é comparada à ponte Golden Gate de São Francisco

 

A Ponte 25 de Abril foi inaugurada em 1966, com o nome de Ponte Salazar, tendo sido rebaptizada depois da revolução de 1974. Foram precisos quatro anos para que as duas margens do rio Tejo se unissem, alterando para sempre a relação entre elas.

 

Ao todo são 2,3 quilómetros de comprimento de metal vermelho a cortar o horizonte, no qual transitam cerca de 150 mil veículos por dia e 157 comboios, que transportam em média 85 mil pessoas diariamente. Muitos comparam-na à Golden Gate de São Francisco e a verdade é que tal não acontece por acaso, pois ambas foram construídas pela mesma companhia norte-americana, a United States Steel Export Company.

 

Compensa transitar a Ponte 25 de Abril para conhecer as praias da Costa da Caparica e da Arrábida. Mas se o  tempo for escasso para explorar a margem sul do Tejo, pode sempre tirar fotos do belíssimo enquadramento da ponte com o Cristo Rei.

 

Para ter uma boa vista para a Ponte 25 de Abril dirija-se às Docas de Santo Amaro, que incluem uma marina e vários restaurantes e lhe permitem observar o monumento de perto. Se quer observar esta estrutura de cima o melhor local para o fazer é o Cristo Rei. No Parque Florestal de Monsanto ou nos miradouros de Santo Amaro e das Necessidades também se obtém um bom panorama da ponte.