CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Transportes de Lisboa

Saiba movimentar-se na rede de transportes de Lisboa

Saiba que transportes de Lisboa deve utilizar para conhecer a cidade

 

Lisboa, assim como toda a sua área metropolitana, tem uma rede de transportes ampla e moderna. Os vários meios de transportes, assim como as infra-estruturas correspondentes, foram organizados no sentido de diminuir o trânsito automóvel em Lisboa, principalmente no centro da cidade. Dentro da rede de transportes de Lisboa, os que assumem mais importância são o metro, o comboio e os autocarros.

 

As empresas Metropolitano de Lisboa, Carris e Transtejo & Soflusa encontram-se fundidas na Transportes de Lisboa desde 2015, para promover a intermodalidade e a optimização dos serviços.

Comboio CP Transportes Lisboa

Pontes

Lisboa tem duas pontes que unem as margens do rio Tejo, a Ponte 25 de Abril, que liga Lisboa a Almada, e a Ponte Vasco da Gama, que liga a zona oriental e Sacavém ao Montijo.

 

Aeroporto

O aeroporto de Lisboa, chamado Aeroporto Humberto Delgado, situa-se a 7 quilómetros do centro da cidade. É o maior aeroporto de Portugal e tem um volume de tráfego de cerca de 12 milhões de passageiros por ano. Foi inaugurado em 1942 e conta com duas pistas e dois terminais. O Terminal 1 destina-se a voos internacionais e o Terminal 2 a voos nacionais, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

 

Porto de Lisboa

É um dos principais portos turísticos europeus, pois serve de paragem para inúmeros cruzeiros. Este conta com três cais para navios-cruzeiros, Alcântara, Rocha Conde Óbidos e Santa Apolónia, assim como várias marinas para barcos de recreio, como as docas de Belém, Santo Amaro, Bom Sucesso, Alcântara Mar e Olivais. Existe ainda a Transtejo, uma rede de transportes fluviais que liga as duas margens do Tejo.

 

Elétricos e Elevadores

Os bonitos elétricos de cor amarela são o transporte tradicional que se encontra no centro da cidade e o meio de deslocação preferido dos turistas. São explorados pela Carris, assim como os vários (e famosos) elevadores que existem por Lisboa, como o elevador da Bica, o elevador da Glória, o elevador do Lavra e o elevador de Santa Justa. A rede de elétricos conta com cinco carreiras que percorrem um total de 48 quilómetros.

 

 

Photo credit: elandroid via Foter.com / CC BY

Photo credit: nmorao via Foter.com / CC BY-SA