Turismo de Portugal

Saiba alguns factos sobre o turismo de Portugal

O turismo de Portugal nem sempre apelou tanto aos estrangeiros como atualmente

 

Que Portugal está na moda é inegável. Hoje, mais que nunca, os turistas procuram o país pelas praias, gastronomia e cultura. Mas nem sempre foi assim. Este “jardim à beira-mar plantado” durante um tempo permanecia desconhecido do grande público.

 

 

Alguns factos sobre o turismo de Portugal:

 

 

- Em 2016, Portugal venceu 23 dos chamados “óscares do turismo” nos World Travel Awards de 2016, mais nove prémios que em 2015. Dentro das categorias vencedoras, destaca-se a companhia aérea TAP, Lisboa como melhor cidade europeia para fazer cruzeiros, Madeira como melhor destino de ilhas e Algarve como melhor destino de praia.

 

 

- O turismo é a maior atividade exportadora da economia portuguesa, sendo que as exportações do setor correspondem a 15% das exportações totais do país e a balança de turismo e viagens representa mais de 4% do PIB português.

Ria de Aveiro, Portugal

- A procura dos turistas fixa-se maioritariamente em três regiões do país: Lisboa, Algarve e Madeira. Quase três quartos das dormidas registam-se nestas três regiões.

 

 

- Portugal tem uma grande diversidade geográfica, contendo planícies, montanhas, praias, ilhas, florestas, vinhas e cidades cheias de património histórico.

 

 

- O slogan do primeiro cartaz turístico português era “Portugal: the shortest way between America and Europe”. Este cartaz foi lançado em 1907 pela Sociedade de Propaganda de Portugal, que pretendia que a capital portuguesa se tornasse na plataforma de tráfego internacional entre a Europa e o continente americano.

Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

- Portugal continua a ter problemas ao nível da visibilidade. Um país que conta quase mil anos de história, continua a não ter nenhum monumento tão famoso como a Torre Eiffel, por exemplo.

 

 

- Portugal foi o 3.º país do mundo a ter um organismo oficial de turismo e está na génese da Organização Mundial do Turismo. No entanto, o desenvolvimento deste setor durante muitos anos revelou um atraso relativamente a outros países da Europa Ocidental. O turismo em Portugal até ao final do século XVII foi praticamente inexistente.