CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Ribeira das Naus

Dê um agradável passeio junto ao Tejo na Ribeira das Naus

Há quem considere a Ribeira das Naus a “praia” do centro da cidade

 

Ribeira das Naus é a designação formal do passeio fronteiro ao Tejo, que liga a Praça do Comércio ao Cais do Sodré. Foi neste espaço ribeirinho que foram construídas muitas das naus dos navegadores portugueses. Atualmente, depois da requalificação concluída em 2013, é um grande passeio ajardinado, onde se vê pessoas a correr, famílias a passear ao fim-de-semana ou turistas a beber um copo ao final do dia.

 

Ao todo, corresponde a cerca de mil metros, renovados em 2013, que compreendem um corredor pedonal junto ao rio e um jardim, preenchido com dois espelhos de água. A circulação automóvel faz-se pelo meio destes dois espaços. No centro da avenida, encontra um quiosque com uma dúzia de mesas, que serve refeições ligeiras e bebidas.

Ribeira das Naus, Lisboa

Apesar de não serem permitidos mergulhos, há quem considere esta a “praia” do centro da cidade. Por proporcionar uma ligação rápida e agradável da Praça do Comércio até à estação ferroviária do Cais do Sodré, a Ribeira das Naus é muito procurada por locais e turistas, que se deixam seduzir pelas agradáveis condições, o sol, o rio e a área ajardinada.

 

A Ribeira das Naus já conta com mais de 400 anos de história e o seu nome deve-se a terem sido nela fundados os estaleiros da construção naval, que construíram muitos dos barcos com que os portugueses partiram pelos oceanos fora nos Descobrimentos. A localização escolhida deve-se à proximidade do novo paço da Ribeira, edificado em 1498, no Terreiro do Paço. No século XVIII esta área passou a ser ocupada pelo Arsenal Real da Marinha, que se manteve até 1938.