CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Praça do Município

A Praça do Município brilha com os Paços de Concelho

O pelourinho de Lisboa também se localiza na Praça do Município

 

A Praça do Município é conhecida por albergar o histórico edifício dos Paços de Concelho, sede da Câmara Municipal de Lisboa. No seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa. A Praça do Município situa-se na freguesia de Santa Maria Maior, a oeste da Praça do Comércio, na Baixa Pombalina. Antigamente denominava-se de Praça de São Julião. Entre 1897 e 1915, situava-se no seu canto noroeste a estação inferior do Elevador do Município.

 

Esta praça brilha com a presença do grande pelourinho e do palácio neoclássico dos Paços de Concelho, um monumento grandioso. Este edifício foi construído na sequência do incêndio que em 1863 destruiu quase totalmente os anteriores Paços do Concelho, que datavam da reconstrução pombalina da cidade após o trágico terramoto de 1755. Muito alterado desde a sua construção, conta com o contributo de vários arquitetos de renome, tais como Domingos Parente da Silva e Columbano Bordalo Pinheiro.

 

O palácio é visitável, estando aberto ao público todos os segundos e quartos domingos de cada mês, com visitas guiadas de manhã. Nos outros dias pode sempre admirá-lo por fora, sentando-se junto do pelourinho ou no quiosque com esplanada. Este é considerado um dos mais belos edifícios de administração local de Portugal.

 

O pelourinho de Lisboa, localizado na Praça do Município, é um dos mais icónicos símbolos de Lisboa. Data do século XVIII e foi construído para substituir um anterior, destruído pelo terramoto de 1755. Este pelourinho tem dez metros de altura e é constituído por uma plataforma octogonal, onde se ergue uma coluna em mármore, formada por três elementos em espiral. No topo destaca-se uma esfera armilar.

 

O general francês Junot ficou tão fascinado pela beleza do pelourinho de Lisboa, que o tentou levar para França aquando da ocupação da cidade, durante as invasões napoleónicas. Mas esta intenção não se concretizou e o pelourinho continuou a testemunhar momentos importantes da história de Portugal, como a proclamação da República, feita das varandas dos Paços de Concelho.

 

 

Perto da Praça do Município encontra: