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Restaurant Week

Na Restaurant Week coma em espaços de luxo a preço de saldo

A Restaurant Week decorre duas vezes por ano em Portugal

 

A Restaurant Week é um dos eventos gastronómicos com mais adesão em Portugal, acontecendo duas vezes por ano, na primavera e no outono. A primeira edição desta iniciativa aconteceu em Lisboa, no ano de 2009, e desde então que se tem repetido devido ao sucesso obtido. Na primeira edição, a Restaurant Week contou com a participação de 25 restaurantes, sendo que atualmente conta com mais de 100 restaurantes em todo o país.

 

A lógica mantém-se a mesma desde a criação do evento. Cada restaurante cria um menu especial a custo reduzido (€20), que inclui um prato, entrada ou sobremesa (sem bebida), doando um euro para causas sociais. A Restaurante Week é organizada pelo The Fork e a reserva tem de ser feita através do site ou app da plataforma (antes de 2017 era possível contactar diretamente os restaurantes).

 

Café Portugal by My Story Hotel Rossio, um dos restaurantes que costuma participar na iniciativa

 

A ideia por trás deste evento nasceu nos Estados Unidos da América. A primeira Restaurant Week aconteceu em 1992 na cidade de Nova Iorque, no âmbito de uma parceria com a Fashion Week e com o objetivo de aumentar o volume de negócio numa época em que o fluxo turístico é por norma baixo. Nesta data participaram cerca de 90 restaurantes, sendo que o número aumentou desde então. Atualmente são mais de 10 mil restaurantes envolvidos nesta iniciativa, que abarca cidades como Madrid, Milão, Londres, Boston, Amesterdão e São Paulo.

 

Na última Restaurant Week em Lisboa, que decorreu de 1 a 12 de Março de 2017, participaram restaurantes de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Évora, Faro, Leiria, Funchal e Beja. Do valor que custou cada menu (€20), um euro reverteu a favor de duas instituições, a Acreditar e a Casa Mimar. Na semana antes da iniciativa, de 23 de Fevereiro a 1 de Março, a Restaurant Week esteve disponível apenas para clientes do Millennium, como já vem sendo habitual.

 

A Restaurant Week tem como objetivo democratizar o acesso à restauração de luxo, assim como dinamizar as receitas das cidades e dos restaurantes através da promoção do fluxo de consumo e do turismo interno, assim como a contribuição para causas de responsabilidade social.