CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Galerias Romanas

As misteriosas e milenares Galerias Romanas da Rua da Prata

Pode visitar as galerias romanas duas vezes por ano, em Abril e Setembro

 

As Galerias Romanas da Rua da Prata localizam-se na Baixa Pombalina, em Lisboa, e só abrem portas ao público duas vezes por ano. Apesar de estas estarem localizadas por baixo de uma das zonas mais movimentadas de Lisboa, a História prova que estas são, até à data, indestrutíveis. Afinal já contam quase dois mil anos. A sua construção data da época da ocupação romana, durante o governo do imperador Augusto, entre os séculos I a.C. e I d.C.

 

Estas galerias situam-se na Rua da Prata, na esquina da Rua da Conceição com a Rua dos Correeiros e foram descobertas em 1711, aquando da reconstrução da cidade de Lisboa após o terramoto de 1755. Apesar da especulação que gira em torno da sua função original, hoje assume-se unanimemente que se tratava de um criptopórtico, ou seja, uma solução arquitetónica que criava, em zona de declive e pouca estabilidade geológica, uma plataforma horizontal de suporte à construção de edifícios de grandes dimensões.

 

Ou seja, as galerias romanas foram construídas com o intuito de suportar o antigo Forum da cidade de Olisipo (nome romano da capital portuguesa). Atualmente geram uma curiosidade ímpar, sendo que a sua abertura costuma levar milhares em romaria ao local. O espaço é de acesso livre, sendo a visita feita em grupos e acompanhada por técnicos do Museu da Cidade e do Centro de Arqueologia de Lisboa.

 

Duas vezes por ano, a água que inunda as galerias é retirada pelos bombeiros municipais de forma a permitir a visita em grupo, durante três dias sob orientação dos técnicos do Museu da Cidade. A procura deste espaço é tanta que é necessário reservar o bilhete com antecedência nos sites do Museu de Lisboa, Egeac e Câmara Municipal. É escusado tentar entrar sem reserva.

 

As galerias estão abertas ao público apenas durante seis dias por ano distribuídos por dois períodos: em Abril, para celebrar o Dia dos Monumentos e Sítios, e em Setembro, integradas nas Jornadas Europeias do Património. A visita às galerias romanas faz-se através de um alçapão que se abre no meio da rua da Conceição. O passeio demora 20 minutos e nele percorrem-se as labirínticas e escuras galerias do tempo do imperador Augusto.

 

 

Galerias Romanas da Rua da Prata

 

 

Endereço: Rua da Prata 77, 1100-026 Lisboa

Telefone: +351 912 016 064

 

 

Inscreva-se aqui.