CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL
Algarve

Torre de Belém

Torre de Belém
1400-206
Lisboa
PT

A Torre de Belém é um dos monumentos portugueses mais magnificentes e, por isso mesmo, foi reconhecida pela UNESCO como Património Mundial



Este monumento é um dos vários elementos arquitectónicos que pontua a paisagem ribeirinha na zona de Belém e foi construído em homenagem a São Vicente, o santo patrono de Lisboa. Fez parte de um sistema de defesa tripartida entre Cascais e a Caparica, na outra margem do Tejo.



Foi construída na margem norte do rio Tejo entre 1514 e 1520, durante o reinado de D. Manuel I, na era dos Descobrimentos. Foi nesta época que Lisboa se tornou paragem obrigatória para quem navegava nas rotas do comércio internacional, daí a necessidade de proteger a cidade.



A decoração da torre tem características de estilo manuelino, com as cordas que envolvem o edifício, as esferas armilares e as cruzes da Ordem Militar de Cristo, assim como os elementos naturalistas. Tem também influências islâmicas e orientais nos seus elementos decorativos, sendo as cúpulas de gomos que cobrem as guaritas um dos exemplos mais significativos.



Ao longo dos séculos, a Torre de Belém foi perdendo a sua função de defesa e, a partir da ocupação filipina, os paióis deram lugar a masmorras. Nos quatro pisos da torre mantêm-se as mesmas divisões, a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e a Capela, com as suas tradicionais abóbodas quinhentistas.



 



Horário:



Outubro a março, das 10h00 às 18h30 (última entrada às 17h30). 



Abril a setembro, das 10h00 às 17h30 (última entrada às 17h00).



Encerrado: Segunda-feira, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho, 24 e 25 de dezembro.



 



Bilhetes:



Bilhete Individual: 6 €



Bilhete conjunto:



■Jerónimos: Mosteiro dos Jerónimos + Museu Nacional de Arqueologia: 12 €



Bilhetes especiais: ver o site.