Conhecer Lisboa

Por que razão deve conhecer Lisboa?

Vá conhecer Lisboa, a cidade que reúne mais património da UNESCO

 

A começar pela sua luz, que inspira locais e turistas, assim como realizadores de cinema, límpida, branca e reveladora de uma cidade tão bela, como encantadora. Passamos para o fado, seguem-se os monumentos, os miradouros com vista até ao infinito, as praias de areais dourados que convidam o corpo a estender-se. É por isto, e não só, que vale a pena conhecer Lisboa.


São servidas sardinhas à mesa. A brasa das grelhas a emanar calor, os copos de vinho a tilintar nas mãos, num brinde à vida. Com a música popular como pano de fundo e as risadas de locais e estrangeiros, em perfeita comunhão, na cidade a que chamamos Lisboa. Aquela que se tem vindo a afirmar como uma das melhores cidades europeias para se visitar na atualidade.

 

 

Anthony Bourdain em Lisboa (2011)

 

 

Alguns factos sobre esta cidade única:

 

 

Capital de Portugal

 

 

Lisboa é a cidade mais antiga da Europa ocidental, com mais de 20 séculos de história, tendo sido conquistada aos mouros em 1147. É a capital política de Portugal, sede do Governo e da residência do chefe de Estado. É, também, a cidade mais povoada do país, seguindo-se do Porto. A cidade de Lisboa tem uma população de 547 733 habitantes, ou seja, mais de meio milhão de habitantes. Já na Área Metropolitana de Lisboa, residem mais de dois milhões de pessoas, o que corresponde a 27% da população do país.

 

Património

 

 

Não é só a luz de Lisboa que a torna única. Esta cidade também possui um património histórico digno de nota, tanto a nível material como imaterial, que a distingue das demais. Monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, assim como a Paisagem Cultural de Sintra e o Fado, foram classificados pela UNESCO como Património da Humanidade.

 

 

Animação noturna

 

 

A vida boémia de Lisboa é considerada das melhores da Europa e não consiste apenas em discotecas. Grande parte da vida noturna na capital portuguesa faz-se de boas conversas com um copo na mão. A maioria dos bares, incluindo no famoso Bairro Alto, fecham às duas da manhã e as discotecas às seis ou até mais tarde. Além do Bairro Alto, há outras zonas que os noctívagos devem considerar, como Alcântara, Santos e as Docas.

 

 

Múltiplas atracções

 

 

Quem bem conhecer Lisboa não fica indiferente aos seus encantos. Seja os magníficos miradouros, os imponentes monumentos ou os tão divertidos espaços para miúdos e graúdos, como o Jardim Zoológico e o Oceanário, a capital tem atrações para todos os gostos. Os elétricos amarelos que sobem à , as vistas do Castelo de São Jorge, a história presente no Museu dos Coches, tudo isso está à distância de uma viagem até à capital mais ocidental da Europa.