CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL
10 casas de fado em Lisboa

As 10 melhores casas de fado de Lisboa

Não há experiência mais típica em Lisboa do que apreciar uma refeição acompanhada de um bom vinho e, de preferência, de um bom fado

 

Goste-se ou não deste estilo musical, o fado contém muito do que é a essência portuguesa e constitui uma experiência formidável para alguém que visite Lisboa.

 

Das casas de fado, ao fado vadio, até aos museus e às pequenas tabernas com atuações ao vivo, garantimos-lhe que ouvir fado pela primeira vez é um momento que lhe vai deixar saudades, esta emoção tão própria dos portugueses. Fique connosco e conheça os dez melhores restaurantes para ouvir fado.

 


A Severa

 

Esta antiga casa de fados foi inaugurada em 1955 e continua a permanecer na mesma família há três gerações. A Severa situa-se num dos locais mais emblemáticos da cidade, o Bairro Alto, em que existe uma grande tradição tanto na restauração como nas artes. Neste espaço pode desfrutar de uma noite marcante, em que se aliam dois pilares da iconografia portuguesa, a gastronomia e o fado, considerado Património da Humanidade pela Unesco em 2011.

 

 

Elsa Coimbra canta "Maria Madalena" n'A Severa


O Faia

 

Este espaço, que acumula mais de meio século de existência, continua a ser uma referência na noite lisboeta até aos dias de hojeO Faia conta com noites de Fado diárias, com grandes nomes a marcar presença habitual, tais como Lenita Gentil, Anita Guerreiro, Ricardo Ribeiro e António Rocha. A ementa do Faia encontra-se ao cuidado do chef André Pola, que alia a cozinha contemporânea ao respeito pela cozinha portuguesa de gema.

 

 

Anita Guerreiro canta "Cheira a Lisboa" n'O Faia


Clube de Fado

 

Este restaurante localiza-se em pleno coração de Alfama, mesmo ao lado da Sé de Lisboa. É paragem obrigatória para quem aprecia a cozinha tradicional de Portugal, especialmente quando é servida ao som de uma guitarra portuguesa. Até a arquitetura deste restaurante exala tradição, com o teto ogival, as colunas e o famoso poço moiro. Durante uma refeição no Clube de Fado não falta o estilo musical que lhe deu o nome, interpretado por artistas de renome e também amadores.

 

 

Júlio Resende convida Cuca Roseta e Miguel Araújo para interpretarem "Olhos Negros" no Clube de Fado


A Taverna d'El Rey

 

Esta casa de fados situa-se em Alfama, um dos mais típicos de Lisboa. O Taverna d'el Rey oferece, no ambiente da Lisboa antiga, o fado e especialidades da cozinha tradicional portuguesa. Tendo sido inicialmente uma tasca destinada à venda de carvão e vinho, foi adquirida pela fadista Maria Jô-Jô há mais de trinta anos. A proprietária remodelou o espaço, decorando o teto com madeira a fazer lembrar as caravelas usadas pelos portugueses nos Descobrimentos e revestindo o chão com calçada portuguesa. Na Taverna d'el Rey há atuações todas as noites, das 18 horas às três da manhã.

 

 

Carlos Maia canta "Fado Marialva" na Taverna d'El Rey


Adega Machado

 

Esta famosa casa de fados abriu portas em 1937 no Bairro Alto e foi renovada em 2012. Distribui-se por três pisos, que se encontram decorados com registos fotográficos e imagens artísticas. A sala principal do restaurante tem capacidade para 95 pessoas e a sua área central destina-se a atuações. No piso médio da Adega Machado encontra-se a garrafeira, que possibilita que os clientes adquiram vinhos das melhores regiões. A Sala da Fadistagem, em baixo, assim como o terraço, também se destinam ao desfrutar do fado, da companhia e das iguarias da gastronomia portuguesa.

 

 

Amália Rodrigues canta na Adega Machado a 2 de Fevereiro de 1989


Café Luso

O mote desta casa é "Fado, tradição sem tradução". O Café Luso é uma casa de fado fundada em 1927, situada numa das mais altas colina de Lisboa, no Bairro Alto. Este instalou-se nas antigas adegas e cocheiras do Palácio Brito Freire, um edifício construído no século XVII. A beleza deste espaço só é rivalizada pelas atuações de fado que nele decorrem.

 

 

Amália Rodrigues canta "Fado Mayer" no Café Luso em 1976

 


Sr. Vinho

 

Sr. Vinho foi fundado em 1975, com o objetivo de servir bem os seus clientes tanto a nível gastronómico como artístico. Localiza-se no típico bairro da Madragoa, na Lapa, e é um ícone dentro dos restaurantes de fado da capital, contando com a presença dos melhores cantores e guitarristas de fado. A ementa contém o melhor da cozinha típica portuguesa e a garrafeira é igualmente rica.

 

 

Aldina Duarte canta "Ai Meu Amor, Se Bastasse" na casa de fado Senhor Vinho


Duetos da Sé

 

Este espaço requintado e elegante alia-se à tradição do fado e da gastronomia típica portuguesa. O ambiente do restaurante Duetos da Sé é acolhedor e intimista, com a luz suave e o piano no centro da sala em destaque. Esta casa é conhecida pelo fado de qualidade, mas também envereda por outros estilos musicais portugueses. A decoração com paredes de areia e pedra é reminiscente das antigas casas portuguesas.

 

 

Ana Laíns canta "Canção do Mar" de Dulce Pontes na casa de fado Duetos da Sé


Dragão de Alfama

 

O Dragão de Alfama é a verdadeira taberna portuguesa. A decoração, com pratos tradicionais portugueses, enaltece o espírito fadista. Este restaurante rústico ainda não é muito conhecido dos turistas. Organiza noites de fado para grupos e serve pratos regionais portugueses.

 

 

Henriqueta Baptista canta "Bia da Mouraria" no Dragão de Alfama


Casa de Fados Marquês da Sé

 

Espaço tipicamente lisboeta, datado do final do século XVIII, em que se pode ouvir o tradicional fado ao vivo. Neste também pode apreciar pratos da cozinha tradicional portuguesa e vinhos das melhores regiões do país. Esta é uma casa "portuguesa com certeza", com a sua entrada em pedra da calçada e um elegante salão nobre.

 

 

Alexandra canta "Sou Filha das Ervas" de Amália Rodrigues e Carlos Gonçalves na casa de fado Marquês da Sé


RELACIONADO: DESCUBRA AINDA


GALERIA