CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Obra de Carolina Duarte em exposição no Radio Palace

Carolina Duarte
By Inês ALMEIDA . 3 years

“Contêiner” vai estar no Radio Palace até 30 de Maio

 

Em que foi inspirada a sua peça?

 

A minha peça foi inspirada no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, e nós tínhamos, no nosso curso de Escultura, de nos adaptar ao palácio e não o contrário. Nós tínhamos de fazer algo que se inserisse na história do palácio. E através da pesquisa eu soube que antigamente havia uma adega ao lado do palácio e eu inspirei-me muito nos potes que eles têm lá à entrada e em todos os vasos e ornamentos e a minha peça foi inspirada no vinho e em toda a mitologia que havia no palácio e no ócio. Quis pegar muito na simbologia do palácio, cujos ornamentos apresentavam muito o número 8, que nos remete para o infinito. Acho que entretanto consegui arranjar uma peça que simbolizasse tudo aquilo que eu queria que o palácio representasse.

 

 

A escolha da cor tem alguma razão específica?

 

A cor tem a ver com o material. Porque o vinho era transportado em ânforas. E a ânfora tinha de ser algo que conseguisse passar de um lado para o outro dos continentes, algo muito resistente. E hoje em dia qual é o material mais resistente, que é usado nas obras e nos prédios? A tricapa LANA. E a cor que eles usam é a amarela. E então eu achei que tinha muito a ver com a questão de o palácio estar a ser reconstruído e a ganhar uma nova vida e pensei que fazia sentido com as cores do palácio.

 

 

Fale-nos do seu percurso.

 

Acabei agora a licenciatura e, porque eu tenho o Laboratório de Medalhística, estou a ter um estágio de um ano na Casa da Moeda. Estou a fazer moedas e a modelar. Para mim medalhística é o que me diz mais. É o que gostaria de seguir, a escultura é um projeto à parte.

 

 

Onde é que já expôs as suas obras?

 

Atualmente é aqui, no Radio Palace. Também já estive no Palácio Marquês de Pombal. As minhas medalhas já estiveram no Internacional Medallic Project. E basicamente os nossos projetos de medalhística iam para Nova Iorque, Japão… Só em termos de medalhas é que eu consegui expor, até à data. Esta é a única peça que já expus de escultura. De medalhística já tive outras exposições.

 

 

Carolina Duarte

 

 

Quem é a Carolina Duarte?

 

Lisboa, 2016. Reside no concelho de Setúbal e estuda em Lisboa. Formação: Concluiu em 2016 a licenciatura de Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

 

 

A obra de Carolina Duarte, “Contêiner” vai estar em exposição no Radio Palace até dia 30 de Maio.