CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Livraria Lello no Porto inspirou a criadora de Harry Potter

Livraria Lello
By Inês ALMEIDA . 7 Month
Categories :
Cultura

As escadas que se mexem em Hogwarts foram inspiradas na escadaria da Livraria Lello

 

Considerada por diversas vezes como uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Livraria Lello já foi casa de homens de letras e das artes e já serviu de inspiração a escritores e artistas, entre os quais se conta a autora de Harry Potter, J. K. Rowling. A autora foi frequentadora assídua do espaço durante a temporada em que viveu no Porto, e foi nas célebres escadarias de madeira da Lello que se inspirou para criar as escadas de Hogwarts.

 

A Livraria Lello é um dos locais mais icónicos do Porto e, certamente, uma das livrarias mais famosas do mundo. Foi fundada em 1906 pelos irmãos Lello na Rua das Carmelitas e provocou um impacto imediato. Assim que abriu portas, acorreram a ela inúmeros visitantes, curiosos para ver a bela obra de estilo neo-gótico que resultou da empreitada do arquiteto Francisco Xavier Esteves, .

 

Livraria Lello

 

 

Com o passar dos anos, este edifício não deixa de encantar. As escadas da Livraria Lello inspiraram a autora de Harry Potter a criar as escadas de Hogwarts que se moviam de um lado para o outro e levavam os alunos a zonas do castelo onde não deveriam estar. Foi por isso que a livraria portuense foi o local escolhido para receber o lançamento de Harry Potter and The Cursed Child. Já é impossível dissociar este local icónico do feiticeiro mais famoso de todos os tempos.

Decida onde dormir no Porto:

 

Booking.com

 

A Livraria Lello foi recuperada em 2016, tomando um aspeto semelhante àquele que tinha aquando da sua fundação. Este distingue-se pela belíssima fachada Arte Nova, com apontamentos neogóticos. No interior destaca-se a decoração em gesso pintado a imitar madeira, a escada de acesso ao piso superior e o grande vitral existente no teto, que ostenta o monograma e a divisa da livraria: Decus in Labore.

 

Esta livraria tem sido alvo de múltiplos elogios, nomeadamente do jornal inglês The Guardian que, em 2008, a considerou a terceira livraria mais bela do mundo. Esta classificação também foi atribuída pelo Lonely Planet no guia Lonely Planet’s Best in Travel 2011, que descreve a Livraria Lello como uma “pérola de arte nova”, destacando as “prateleiras neo-góticas” e a “escadaria vermelha em espiral”.

 

 

Livraria Lello

Mais curiosidades:

A livraria Lello não é o único elemento português que se pode encontrar na história do feiticeiro mais conhecido de todos os tempos. A influência de Portugal no romance de J.K. Rowling vai para além das escadas do castelo de Hogwarts e encontra-se em muitos mais factos curiosos. Sabia que...

 

  • A personagem de Salazar Slytherin, fundador da casa de Slytherin, deve o seu nome ao antigo ditador fascista António de Oliveira Salazar? 

 

  • O uniforme que os alunos de Hogwart usam foi, muito provavelmente, inspirado no traje académico da universidade do Porto? 

 

  • Há a possibilidade de J.K. Rowling se ter inspirado na Escovaria de Belomonte para criar o aspeto das lojas de vassouras, o meio de transporte preferido de qualquer feiticeiro, no pitoresco mercado de Diagon Alley?

Escovaria de Belomonte

  • A famosa Torre dos Clérigos pode ter servido de inspiração à torre do castelo de Hogwarts, onde Dumbledore acaba por morrer às mãos de Severus Snape? 

 


Informações Práticas

Endereço: Rua das Carmelitas, 144, 4050-161 Porto

Contacto: (+351) 222 002 037

Horário: todos os dias das 09h30 às 19h00

 

Veja mais em www.livrarialello.pt