CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

My Lisboa com a arquiteta Cristina Santos e Silva

My Lisboa | Cristina Santos e Silva
Par Francisco CANDEIAS Il y a 1 Mois
Catégories :
My Lisboa

“Se fosse Presidente de Câmara de Lisboa seria obrigatório todas as varandas e janelas serem decoradas com vasos cheios de cor”

 

Porquê Lisboa?

 

Lisboa é a cidade onde nasci. Onde passei toda a minha juventude. Quase morri de saudades quando vivi em Macau. A cidade mais bonita, mais perfeita, mais completa que conheço. Muitas vezes penso como sou abençoada por ter nascido nesta cidade maravilhosa.

 

 

Chiado

Chiado. Créditos: Best Guide

 

 

O que é que Lisboa tem de diferente?

 

Lisboa é única. Tem este sol a brilhar no rio que mais nenhuma tem. Tem este mar que abraça o rio. Tem esta luz que nos envolve, transparente, brilhante, branca.

 

 

Qual foi a última descoberta que fez em Lisboa?

 

Lisboa descobre-se todos os dias. Quando estudava na ESBAL, em pleno Chiado, aprendi a ver e a sentir a cidade de uma maneira que não sabia que se podia. Passear pelas suas ruas transformou-se num prazer único. Ainda hoje recordo essa sensação e tento, sempre que posso, perder-me pelas suas ruas e becos.

 

Lisboa tem-se transformado. Em plenos anos 80 assisti ao nascimento do Bairro Alto e o Chiado era a minha zona de eleição. A nossa vida podia resumir-se àquela área. Subir a Rua do Carmo pela manhã fresquinha, aulas e almoços no Chiado, noite no Bairro Alto.

 

Adoro o mês de Junho, as festas, os santos populares, a alegria genuína da cidade.

 

 

Lisboa vista do Tejo

Belém, Lisboa. Créditos: Camila Navarro

 

 

Quando se quer refugiar na cidade, onde vai?

 

Belém. Onde nasci e passei a minha infância. Não há melhor sítio na cidade. Adoro vaguear junto ao rio, passear nas margens azuis do Tejo.

 

 

Qual é o segredo mais bem guardado de Lisboa?

 

A alegria genuína do mês de junho. As festas, os santos populares, o cheiro da sardinha assada. É o segredo de Lisboa. Manter esta tradição, cada vez mais bonita.

 

 

Sud Lisboa

Santos Populares. Créditos: Visit Portugal

 

Onde é que não resiste a fazer umas compras?

 

Tenho muitas manias no que respeita a compras. Às sextas-feiras de manhã, perco-me no Mercado da Ribeira. Flores, vegetais e fruta. Agora também para alguns petiscos para o fim-de-semana.

 

Aos sábados, Chiado, Avenida da Liberdade.

 

 

Qual é o seu restaurante preferido?

 

Há muitos anos que sou fiel à Bica do Sapato. Mas tenho que confessar que tenho gostos muitos ecléticos: para comida portuguesa o Matos e para japonês o Go-Juu.

 

 

E o seu espaço de cultura preferido?

 

A fundação Calouste Gulbenkian é uma paixão antiga que nunca desilude.

 

 

Descreva Lisboa numa palavra.

 

Luz.

 

 

Dê-nos uma ideia para Lisboa.

 

Se fosse Presidente de Câmara de Lisboa seria obrigatório todas as varandas e janelas serem decoradas com vasos cheios de cor.

 

 

Cristina CarvalhoQuem é Cristina Santos e Silva?

 

Licenciada em Arquitetura pela ESBAL em 1983, com especialização em recuperação urbana, trabalhou em ateliers de arquitetos consagrados e, posteriormente, em Macau, no Instituto Cultural de Macau.

 

Em Lisboa desde 1992, formou a sua loja / atelier Artica onde tem desenvolvido inúmeros projetos privados de habitações unifamilares, escritórios, lojas e várias participações em exposições, destacando-se no ramo hoteleiro e da restauração projetos como Eleven, Rios, Grand Altis e os recentemente premiados Altis Avenida e Hotel Portugal.

Créditos: SPOIL

Onde a encontra?

Blog: https://www.cristinasantosesilva.com/

 

Facebook: https://pt-pt.facebook.com/Artica-by-Cristina-Santos-e-Silva-142439396807/

 

Instagram: https://www.instagram.com/cristinasantosilva