CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

My Lisboa com Miguel Somsen

My Lisboa | Miguel Somsen
Par Inês ALMEIDA Il y a 2 ans
Catégories :
My Lisboa

“Em relação ao resto do mundo, Lisboa tem uma luz como outras cidades não têm”

 

Porquê Lisboa para si?

 

Porque Oeiras, onde vivia, já não era suficiente. Porque a vida estava na cidade. Porque Lisboa estava por acontecer. Cheguei em 1997 para viver aqui, nunca mais pensei em sair. São Bento, Campo de Ourique, Santa Apolónia, Campo Mártires da Pátria.

 

 

O que é que marca a diferença na capital?

 

Em relação ao resto do país, Lisboa não é paisagem. Em relação ao resto do mundo, Lisboa tem uma luz como outras cidades não têm. As pessoas acham isto parolo e um cliché falar da luz de Lisboa mas ela é resultado da posição da cidade no hemisfério e do espelho de água criado pelo Tejo com, principalmente, o sol de Inverno, que brilha de sul. Isso é geografia única no mundo. Depois há algo que Lisboa e este país tem que mais ninguém tem como nós: este Atlântico.

 

 

Luz de Lisboa

Luz de Lisboa, Nuno Cera, 2008 

 

 

Qual foi a última descoberta que fez em Lisboa?

 

Vou fazer no dia 1 de Maio quando visitar finalmente As Carpintarias de São Lázaro, que neste feriado vão proceder a uma desmontagem pública da sua exposição, em que cada visitante pode levar uma peça para casa. No último mês descobri o Titanic Sur Mer no Cais Sodré, as noites do Conta-me Tudo no Fontória, o atelier da Erica Porru no Beato, a nova carta do Miguel Paulino no Panorama Sheraton, o Tasca Beat dos Oquestrada em Alfama. E o pavilhão Carlos Lopes, que reabriu finalmente no Parque Eduardo VII. A semana passada jantei no Café Garrett do Teatro D. Maria II, onde o chef Leopoldo Garcia Calhau está, salvo seja, a lançar as suas pedras. Estava vazio.

 

 

Carpintarias de São Lázaro

Carpintarias de São Lázaro

 

 

Qual é o seu restaurante favorito?

 

Nesta altura, LESS by Miguel Castro Silva na Gin Lovers Principe Real. Depois disso, o Bistro 100 Maneiras. Ambos são tipo segunda casa. Amigos e familiaridade.

 

 

Less

LESS by Miguel Castro Silva na Gin Lovers Príncipe Real

 

 

Quando precisa de um lugar para relaxar na cidade, onde pára?

 

Na minha casa no Campo Mártires da Pátria. Tenho um jardim que funciona como extensão visual e espaço vital da nossa sala de estar. É aqui que acalmo. Tirando isso, relaxo quando consigo ter tempo e dinheiro para ir jantar fora num novo restaurante.

 

 

Qual é o segredo mais bem guardado de Lisboa?

 

Os bairros de Santa Engrácia, de Xabregas, da Madragoa e da Madredeus. O jardim das Necessidades. Os jardins do Museu do Traje ou do Teatro e da Dança, ambos no Lumiar. Partes da Avenida Afonso III. O comércio do bairro de Alvalade.

 

 

Jardim do Museu do Traje

Jardim do Museu do Traje

 

 

Onde é que não resiste a fazer umas compras?

 

No supermercado do El Corte Inglés. Na zona de pescado do Mercado de Janeiro 31 em Picoas ao sábado de manhã.

 

 

Se tivesse de recomendar um espaço de cultura na cidade, qual seria?

 

A rua. É aí que está a cultura que os lisboetas ainda produzem, apesar dos turistas. Como alternativa, talvez nesta altura sugerisse todos os espaços, recintos e associações recreativas onde os bairros de Lisboa preparam as marchas populares.

 

 

Descreva Lisboa numa única palavra.

 

Puta.

 

 

Dê-nos uma ideia para Lisboa.

 

Sair de Lisboa e olhá-la do outro lado do rio. Perfeita a perspectiva em Almada. Mas a Trafaria é muito mais gira, pelo encanto e abandono.

 

Lisboa vista de Almada

Lisboa vista de Almada

 

 

Quem é Miguel Somsen?

 

Miguel Somsen é copywriter na TVI e fundador do projeto Gin Lovers, assim como co-autor dos livros “Vamos beber um gin?” e “Vamos fazer isto em casa?”. É jornalista há mais de 20 anos, começando a escrever para os jornais Blitz e O Independente no início dos anos de 1990. Já foi crítico de cinema, escreveu sobre música, viagens e tendências. Foi também diretor da revista Zest, a primeira revista de gin do mundo. Nasceu em Lisboa, viveu durante 30 anos em Oeiras, e depois regressou para a capital. Já viveu em São Bento, Campo de Ourique e São Vicente. Atualmente reside no Campo Mártires da Pátria.

 

 

Miguel Somsen

 

 

Onde o encontra?

 

Facebook: facebook.com/mc.somsen.5

Twitter: twitter.com/msomsen