CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Casa do Alentejo - Um Palácio Surpreendente no Centro de Lisboa

Casa do Alentejo
By Joana CIDADES . 3 years

A Casa do Alentejo é uma subida de 3 minutos ou 17 degraus para entrar nos interiores dum palácio das 1001 Noites no centro de Lisboa

 

Por João Galvão

 

É um grande cenário! Aliás, são dois, completamente díspares, um no rés do chão outro no primeiro andar, e são ambos fabulosos.

 

O pátio interior da Casa do Alentejo, em Lisboa

 

A Casa do Alentejo é daqueles sítios onde qualquer lisboeta vivo já foi. Faz parte, é como dizer jualho em vez de joelho. Fomos lá para ir ao casamento de uma amiga, ou almoçar com a mãe, ou fazer fotos só porque o sítio é lindo.

 

 

 

É a Casa dos alentejanos em Lisboa, como uma espécie de clube, ou grémio, como há outras dedicadas a migrantes de outras províncias. Por um feliz acaso, a Casa do Alentejo tem o piso de acesso e a escadaria que acede ao andar de cima decorados como um palácio árabe, como árabe acaba por ser também, afinal, a matriz alentejana; não é à toa que se é a última província portuguesa a ser reconquistada aos mouros.

 

Esta decoração mourisca foi gizada durante a grande obra de 1919, que teve para além de um grande arquiteto, António Rodrigues da Silva Júnior, muitos artistas e homens do Arts and Crafts nacionais, como Benvindo Ceia ou Jorge Colaço.

 

O salão de restaurante da Casa do Alentejo

 

Mas a Casa já existia desde há muito, pelo menos desde os finais do século XVII, quando foi construída para habitação da família Paes do Amaral. A obra de 1919 serviu para transformar o doméstico (nobre claro, mas doméstico seja como for), em arquitetura civil, com propósitos bem menos nobres: sobre o piso árabe, revivalista, o arquiteto gizou um outro piso noutro revivalismo, o ar palaciano do Antigo Regime, cheio de talha dourada, cores Pompadour e imensos lustres de cristal, para acolher o primeiro casino da cidade de Lisboa, o Magestic Club.

 

Esta decoração revivalista não foi apenas desejo de Silva Júnior; o início do século XX está, tanto na Europa como na América, cheio de inspirações no passado, como parte do movimento romântico que acompanha a onda Arts and Crafts.

Um dos salões da Casa do Alentejo

 

O edifício é a Casa do Alentejo desde 1931 e está classificado como Monumento de Interesse Público.

 

Se for à Baixa e ao Rossio, passe pelo lado direito do Teatro Nacional D. Maria. A Casa do Alentejo fica nesta rua, a das Portas de Santo Antão, a mesma da ginjinha e do eduardino. Beba um deles, como aperitivo, e suba mais cerca de 100 metros da rua. A Casa fica do lado direito e lá também se almoça. Há sempre na ementa Carne de Porco à Alentejana, com amêijoas e batatas fritas, e na casa dos alentejanos sabem mesmo fazê-la.

 

Casa do Alentejo

Rua Portas de Santo Antão, 58

1150-268 Lisboa

Tel: 213 405 140

www.casadoalentejo.com.p