CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

São Torpes, a praia portuguesa com temperaturas tropicais

São Torpes
Par Inês ALMEIDA Il y a 3 ans
Catégories :
Turismo Portugal

Gosta das praias de Portugal mas odeia água fria? Então vá a São Torpes

 

São Torpes é uma praia portuguesa situada na costa vicentina, em Sines. Esta não é especialmente bela, mas tem uma peculiaridade que a torna única no país: a água é tão morna que costuma marcar os 30º graus centígrados. E não, este não é um fenómeno da natureza. Há uma razão muito simples para explicar estas inusitadas temperaturas, a praia beneficia da atividade da central termoelétrica de Sines.

 

A praia da costa alentejana é conhecida pelas excelentes ondas que atraem surfistas e praticantes de desportos náuticos. Esta é também a primeira praia a partir de Sines com a água mais limpa. São Torpes é a praia ideal para os praticantes de surf, que podem optar por ondas maiores e menores conforme a zona que escolham da praia. Como o fundo é de areia, esta prática afigura-se segura nesta praia.

 

 

São Torpes © Clara Silva / iOnline

São Torpes | Créditos: Clara Silva / iOnline

 

A água em São Torpes não tem toda a mesma temperatura, há que salientar. Quem chega sem instruções é capaz de pôr o pé na água e achar que a água tépida de que se fala não passa de um mito. Para se certificar que toma um banho agradável, o melhor é ir para junto do canal de descarga da central, ou então pedir umas dicas aos anciões da praia, que sabem melhor que ninguém onde estão as correntes quentes.

 

À noite a temperatura do ar arrefece, mas a da água não. Apenas quando está maré cheia é que não se sente tanto a água quente. A zona de água quente está sempre salvaguardada por um nadador salvador, pois é a zona mais perigosa da praia, onde há mais correntes. Esse fator de perigo faz com que se tenha colocado uma corda na zona, um corredor de segurança onde os banhistas se possam agarrar caso venha uma onda inesperada.

 

Apesar dos receios que têm alguns banhistas relativamente à possível poluição da praia, devido à central termoelétrica, estes são infundados, dado que São Torpes ostenta bandeira azul, indicando que estamos na presença de uma praia sem poluição. Por isso já sabe, se for visitar a Costa Vicentina e se se cansar das belas praias de águas geladas, então tem de fazer uma paragem em São Torpes.