CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Óbidos, chocolate e consciência planetária

Festival Chocolate em Óbidos
Par João GALVÃO Il y a 3 ans
Catégories :
Últimas Notícias

O Festival Internacional de Chocolate em Óbidos vai já na 16ª edição mas pelas novidades que traz podia estar a começar agora

 

Começou ontem, mas não fique triste nem corra já para lá: a 16ª edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos vai estender-se até 18 de março, em todos os fins de semana deste período.

 

O tema proposto para este ano é a consciência ambiental: temos que proteger o planeta Terra, é o único que tem chocolate!

 

A cozinha não é exceção quando se fala de alterações climáticas. Como lemos no texto introdutório do certame deste ano “pode mesmo ser a montra de como as nossas escolhas podem promover um consumo responsável, evitando o desperdício alimentar, respeitando os alimentos e dando mais valor a tudo o que a Mãe Natureza nos dá.”

O Chef Abner Ivan trabalhando numa das esculturas de chocolate expostas

 

As esculturas em chocolate têm sido uma presença constante no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, e este ano foram gizadas ao tema da sustentabilidade e das alterações climáticas. Cada escultura, para além de ser uma obra de arte, é um símbolo de uma relação causa-efeito do impacto do comportamento humano no nosso planeta.

 

Serão 10 esculturas que envolvem 2 mil quilos de chocolate e que pretendem levar o visitante a refletir e a dar o primeiro passo neste caminho que tem que ser feito por todos nós. A própria organização do evento está a dar os primeiros passos nesta mudança, passando a partir de agora a reutilizar o chocolate de edições anteriores na construção das esculturas do festival.

 

Poderemos ver um Panda, símbolo da WWF, o World Wildlife Fund, espécie vulnerável devido à perda severa de biodiversidade, passando pelo Urso Polar, cuja vulnerabilidade desta espécie está relacionado com as repercussões do aumento da temperatura no seu habitat natural, aos Painéis Solares, que nos permitem a redução das emissões de dióxido de carbono. Este será um percurso repleto de arte e de sabedoria ambiental e estes são alguns dos exemplos do que poderá ver em Óbidos.

Pizza de chocolate, uma das estrelas do espaço Family Cooking

 

Outra das novidades propostas é uma tenda de Family Cooking, onde as famílias são convidadas, no espaço Bolachas & Companhia, a pôr as mãos na massa e a criar as suas próprias iguarias. Há também uma espécie de laboratório culinário, o ChocoLab, para experimentar a cozinha molecular onde qualquer pessoa, mesmo sem experiência alguma, pode criar maravilhas tecnológicas como o Spaghetti de Chocolate com Caviar Doce e Espuma de Vento.

Desfile de modelos em chocolate, uma das ações promocionais do evento no passado dia 16 no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha

 

Para saber mais aceda ao site oficial do evento clicando aqui.

 

 

Fotos cedidas pelo evento