CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Beja Romana: o primeiro festival histórico do ano

Festival Beja Romana
Par João GALVÃO Il y a 6 Mois
Catégories :
Turismo Portugal

É a V edição do festival Beja Romana, levando a cidade de volta aos tempos em que se chamava Pax Julia e era importante polo do grande Império

 

Entre hoje e dia 20 deste mês a cidade de Beja celebra o seu passado romano e faz o tempo retroceder mais de 2.000 anos, quando Júlio César, Julia, trouxe a paz, Pax, ao território onde os celtas eram ‘Asteríxes’ que “resistiam ainda e sempre ao invasor”. Foi com esse nome, Pax Julia, que Beja fez parte do Império, e serviu de ponto estratégico aos romanos.

 

 

O centro histórico da cidade servirá de palco central aos festejos. Haverá música, animação e recriação histórica, cortejos, mercados, acepipes, um museu ao vivo, espetáculos de fogo e muito mais para ver nesta 5ª edição do festival Beja Romana.

 

 

O tema escolhido para este ano é a fundação de Pax Julia e a organização vai integrar a comunidade escolar através de oficinas temáticas, todas ao tema histórico: será possível aprender escrita romana antiga, ou trabalhar em oficinas resgatadas ao passado, como numa destilaria de perfumes, numa tecelagem ou marcenaria, aprender sobre a cerâmica e os mosaicos da época.

 

 

Mas nem tudo será trabalho: poderá divertir-se com os jogos de mesa do período romano, dançar à época, participar num peddy paper temático, treinar com as armas usadas pelas legiões e confrontar os seus amigos em jogos de destreza.

 

 

A destacar, o uso da mais recente tecnologia para nos ajudar a visualizar os espaços romanos como eles eram na realidade; com o cortejo de abertura, será recriado virtualmente o Forum romano de Pax Julia e a recriação de uma casa romana, uma domus, na Igreja da Misericórdia. Haverá também uma prova comentada de vinho da talha (o método romano de produzir vinho) e na Noite dos Museus, de 17 a 19, será possível participar em visitas guiadas, fora de horas, à villa romana de Pisões, e às diversas exposições que decorrem em permanência em vários espaços.

 

 

A Praça da República, local onde se situava o forum e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, é o epicentro desta recriação.

 

 

Para saber mais aceda por favor aqui.

 

Fotos retiradas do site do evento.