CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Centro Cultural de Belém aposta na música clássica em junho

Centro Cultural de Belém
By Inês ALMEIDA . 3 years
Categories :
Atividades Lisboa

A Tosca vai estar patente no CCB no dia 1 de junho e O Lago dos Cisnes a 16

 

A programação do Centro Cultural de Belém (CCB) para o próximo mês vai agradar aos fãs de música clássica. No dia 1 de junho, vai poder assistir à A Tosca de Puccini, considerada uma das melhores óperas da história. Já no dia 16 do mesmo mês, é a vez bailado O Lago dos Cisnes, o primeiro ballet composto por Tchaikovski, que conta uma bela história de amor.

 

 

A Tosca de Puccini

Coro e Orquestra da Royal Opera House

CCB . 1 junho . 20h00 . Grande Auditório

 

Uma das melhores óperas da história, Tosca combina drama, paixão e uma música magnífica. Aliás, a música imediatamente reconhecível de Tosca já foi utilizada inúmeras vezes em filmes e produções televisivas.

 

A ação passa-se em Roma e a história centra-se em Mario Cavaradossi, um pintor que é preso e condenado à morte por Scarpia, o sádico chefe da polícia. Mario pode salvar a sua vida e recuperar a sua liberdade se a sua amante, Tosca, se entregar a Scarpia.

 

Esta produção é dirigida por Dan Ettinger e protagonizada pelo soprano Adrianne Pieczonka, no papel de Tosca. O tenor maltês Joseph Calleja interpreta o papel de Cavaradossi, enquanto o baixo-barítono canadiano Gerald Finley canta o papel de Scarpia. O espetáculo tem uma duração de três horas, com dois intervalos que incluem imagens exclusivas de bastidores e entrevistas com o elenco e a equipa criativa.

 

 

Tosca

A Tosca

 

 

O Lago dos Cisnes

The Royal Ballet e Orquestra da Royal Opera House

CCB . 16 junho . 16h00 . Grande Auditório

 

Desde 1934 que O Lago dos Cisnes tem tido uma importância especial no repertório do Royal Ballet. Nesta temporada, criou uma nova produção com coreografia adicional de Liam Scarlett, o Artista em Residência. Mantendo-se fiel ao texto de Petipa-Ivanov, Scarlett traz uma nova abordagem à encenação desta obra clássica, em colaboração com o seu designer de longa data, John Macfarlane. O príncipe Siegfried cruza-se com um bando de cisnes enquanto está a caçar. Quando um dos cisnes se transforma na linda Odette, Siegfried apaixona-se de imediato. No entanto, Odette vive sob um feitiço e só à noite é que consegue recuperar a aparência humana.

 

O Lago dos Cisnes foi o primeiro ballet composto por Tchaikovski. Atualmente é um dos ballets clássicos mais admirados de sempre, sendo por isso surpreendente que tenha sido tão mal recebido quando estreou, em 1877. Foi graças à produção de 1895, criada por Martius Petipa e Lev Ivanov, que O Lago dos Cisnes se tornou parte não apenas da história do ballet, mas também da cultura popular. Este sucesso é assegurado não apenas pela música sublime de Tchaikovski, mas também pelos impressionantes contrastes coreográficos entre as cenas do palácio real de Petipa e as cenas líricas.

 

 

Fonte: Centro Cultural de Belém