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De consumidores a críticos gastronómicos

Críticos Gastronómicos
Par Inês ALMEIDA Il y a 8 ans

O universo da restauração mudou. Antigamente líamos uma crítica sobre um restaurante numa revista da especialidade, hoje todos podemos exercer o papel de críticos.

 

Basta aceder a uma das plataformas online dedicadas a restaurantes, como o Tripadvisor, o The Fork ou o Zomato. Ao invés de termos conhecimento de um restaurante através de apenas um ponto de vista, podemos ter conhecimento da experiência de outros foodies.

 

O Zomato nasceu na Índia em 2008 e chegou a Lisboa em 2014. Teve rapidamente uma enorme adesão por parte dos portugueses, que podem aceder aos menus, preços e críticas dos restaurantes de Lisboa e Porto, assim como partilhar as suas próprias experiências. A relação dos clientes com os restaurantes tornou-se mais direta, sendo que é usual estes responderem às críticas, sejam elas positivas ou negativas.

 

Com o advento destas novas plataformas, escolher um restaurante em Lisboa tornou-se mais fácil e, de certa forma, mais apelativo. Basta fazer um clique num site para saber quais são as últimas novidades da capital, os cantinhos românticos ou o sítio ideal para assistir a um jogo de futebol. Também é possível ir marcando os restaurantes a que se quer ir e trocar opiniões com outros utilizadores.

 

Quem faz ou lê críticas no Zomato, ou outra das plataformas de restaurantes, não procura saber apenas da comida. O que se come é primordial, mas é uma parte da experiência e não o todo. O ambiente, a simpatia dos empregados, os frequentadores, as especialidades da casa e outras questões também são tidas em conta na hora de escolher o restaurante.

 

O contato direto verificado em Portugal que existe entre quem trabalha na Zomato e os utilizadores da aplicação é caso único nos vinte e três países do mundo que têm o serviço disponível. O sucesso que o Zomato fez por terras lusas é de tal forma que ultrapassou todas as previsões. As expetativas mais otimistas apontavam para meio milhão de visualizações no primeiro ano e, na realidade, foram atingidas um milhão de visualizações e mais de 150 mil utilizadores.

 

Se se pode concluir algo desta adesão massiva ao Zomato é o seguinte: os portugueses vivem a gastronomia e cada vez mais procuram ter experiências de excelência. E essa nova exigência traduz-se na oferta cada vez maior, em termos de quantidade e qualidade, que se verifica na restauração em Lisboa.

 

Atualmente é possível encontrar qualquer tipo de restaurante que se pretenda na capital portuguesa. Desde restaurantes de cozinha de autor, com menus degustação que permitem sentar e usufruir da magnífica experiência para o palato, às hamburguerias gourmet que tanto estão na moda, até às "tascas" que dão uma camada de sofisticação ao que outrora era tradicional. Graças à troca de informações entre foodies, hoje já não se vai a um restaurante às escuras e a experiência vai cada vez mais ao encontro das expectativas do cliente.