CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Turismo em Portugal é o 14.º mais competitivo do mundo

Turismo Portugal
Par Inês ALMEIDA Il y a 6 ans
Catégories :
Turismo Portugal

A segurança é o melhor parâmetro para o turismo em Portugal

 

Portugal subiu um lugar e surgiu como o 14.º país mais competitivo no setor turístico, de acordo com o ranking do Fórum Económico Mundial, a instituição que organiza a reunião anual de Davos. Neste relatório, que é publicado de dois em dois anos, divulgado nesta quinta-feira, a pontuação de Portugal foi de 4,74 num máximo de sete, sendo beneficiada pela avaliação nos parâmetros de segurança (6,3), higiene e saúde (6,3), equipamentos turísticos (6,3) e recursos humanos (5,2).

 

A segurança foi o parâmetro onde Portugal conseguiu a melhor posição, encontrando-se em 11.º lugar entre os 136 países avaliados. Já na saúde, por seu turno, o país ocupa o 27.º lugar. Relativamente ao ano de 2015, Portugal subiu um lugar e melhorou em uma décima a sua classificação. No entanto, o ambiente empresarial do setor turístico e os preços praticados não ajudaram na avaliação geral do país.

 

Nos negócios, Portugal encontra-se apenas no 54.º lugar na tabela, surgindo como os pontos mais negativos o efeito fiscal e os incentivos ao investimento e ao trabalho, em 126.º lugar. Na batalha dos preços, Portugal encontra-se a meio da tabela na 73.ª posição, entre 136 países.

 

Ao todo são avaliados 14 critérios pelo Fórum Económico Mundial que interferem na atração dos turistas, desde o ambiente de negócios ao mercado de trabalho ou a eficiência das tecnologias de informação. No caso de Portugal, as notas mais fracas registam-se nas infraestrutura aéreas, recursos naturais, património cultural e viagens de negócios. Todos estes parâmetros tiveram uma pontuação de 3,9.

 

Na questão dos preços, Portugal tem uma nota de 4,8 e surge melhor posicionado que Espanha (4,5), Grécia (4,7) e a média da Europa do Sul (4,5). No entanto, na avaliação global fica abaixo de países de outras geogradias. No topo do ranking encontra-se Espanha, que pela primeira vez ultrapassou a França e a Alemanha. No turismo, Portugal é mais competitivo do que a China, Holanda, Suécia ou Brasil. A Grécia foi o país da Europa do Sul com pior avaliação, caindo sete lugares.

 

Fonte: Expresso