CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Sasha Waltz no CCB: a Dança como nunca a viu

Sasha Waltz no CCB
Par João GALVÃO Il y a 6 ans
Catégories :
Últimas Notícias

O trabalho radical, inovador e imperdível da coreógrafa e bailarina Sasha Waltz a 4 e 5 de outubro no CCB.

 

O corpo é sempre o meio e o modo de qualquer tipo de dança. Mas no caso da alemã Sasha Waltz – e da respetiva companhia Sasha Waltz & Guests – é quase tudo: a linguagem cénica do seu primeiro grande sucesso, Körper, reduziu a linguagem cénica a uma violenta exposição de corpos e à sua manipulação. Ao mesmo tempo procurava a exploração de novos territórios, marcados pela relação com o espaço, a sexualidade e a violência social, em que o corpo surgia como elemento político e dispositivo narrativo das morais opressivas.

 

O envolvimento de Sasha com a ópera e com a música leva-a depois a trabalhar alguns dos grandes mitos fundadores da cultura ocidental, como Orfeu, Dido e Eneias ou Romeu e Julieta, tendo sida esta última transmitida para mais de duzentos teatros ao redor do mundo. Em janeiro de 2017 a companhia Sasha Waltz & Guests inaugura com a instalação coreográfica Figura Humana (novamente, o corpo), a Elbphilarmonie de Hamburgo.

Agora, com esta nova peça no CCB, Kreatur, a artista retorna às raízes do seu trabalho, explorando a realidade social atual e as questões disruptivas, tão em cima da mesa, como comunidade/isolamento, liberdade/vigilância, poder/ausência deste, domínio/tibieza, e conta com a colaboração do grupo SoundWalk Collective, cujo último álbum, Killer Road, teve a especial colaboração de Patti Smith.

 

Para além de Sasha Waltz, e do seu trabalho como coreógrafa e bailarina, o palco do CCB receberá mais 14 bailarinos e toda a companhia ganha figurinos desenhados propositadamente por Iris van Herpen, um dos mais jovens mas mais talentosos nomes da atualidade da moda vanguardista de autor. Iris deixou já a sua marca no mundo usando a impressão 3D como matéria-prima principal das suas criações e é presentemente disputada mundialmente.

 

 

Bailado “Kreatur”

Realização e coreografia de Sasha Waltz

Desempenho de Sasha Waltz & Guests

Centro Cultural de Belém – Grande Auditório

4 e 5 de outubro, 21h00

Bilhetes: €25 a €30

 

Créditos fotos: Sebastian Bolesch