CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

FOLIO de Óbidos: ginja, livros e tudo à volta

FOLIO Óbidos
Par João GALVÃO Il y a 5 ans
Catégories :
Últimas Notícias

A 3ª edição do festival FOLIO é a razão literária para rumar a Óbidos

 

Óbidos é sempre bom destino de veraneio; pela Festa Medieval, pela pintura de Josefa de Óbidos no sítio onde ela a fez, pelo licor de ginja secular ou pelo simples passeio pela muralha circundante. Entre 19 e 29 de outubro o FOLIO, Festival Literário Internacional de Óbidos, é apenas (e não é pouco) mais um motivo extra para lá ir.

 

O FOLIO é acima de tudo o corolário de uma conjuntura mais vasta, o facto de Óbidos fazer parte da rede mundial de Cidades Literárias, cerca de meia centena de terras onde os livros são razões de destino turístico, especialmente  o bibliófilo.

Pacheco Pereira na Livraria Santiago, antiga Igreja consagrada a São Tiago

 

A relação da vila com a literatura é das mais carismáticas que existe em terras de Portugal. Numa terra tão pequena são pelo menos 11 as livrarias de referência que extrapolam a ideia preconcebida que temos na cabeça sobre o que é uma livraria. Destas destacamos a Livraria de Santiago, que inesperadamente ocupa a antiga Igreja de São Tiago, iniciada no século XII e convertida neste século a templo de letras, e o Mercado Biológico, que divide um vasto armazém entre frutas, hortícolas e alfarrábios e que faz a imagem de abertura deste artigo. O Hotel The Literary Man, do qual já lhe contamos anteriormente, é mais uma das livrarias fora-da-caixa que Óbidos apresenta ao mundo, não só durante o FOLIO; abriu aproveitando a estreia do festival, há 2 anos, e continua a cativar o hóspede com as dezenas de milhares de livros espalhados por todo o hotel, todos à mão de ler.

A escadaria do edifício dos Correios transformada em biblioteca durante uma edição anterior do FOLIO

 

Durante o FOLIO os livros espalham-se por toda a vila, como um pandemia benfazeja, e praticamente todos os edifícios institucionais, como museus ou até mesmo o dos correios, se transformam em inusitadas bibliotecas.

 

Esta festa dos livros vai na sua terceira edição e tem já confirmado como convidado especial Salman Rushdie, um dos muitos autores oriundos dos 4 cantos do mundo que marcarão presença em Óbidos.

 

Para além destes, o FOLIO tem também a sua FOLIA, um braço do festival dedicado apenas aos outros prazeres da cultura que não a leitura, como a música, o teatro e a dança: Rodrigo Leão e Maria João são alguns dos clássicos imperdíveis e a representar novos estilos poderemos ouvir Stereossauro acompanhado por um Grupo de Cantadeiras. A não perder também uma dupla que, apesar de díspar, faz todo o sentido ouvir, a fadista Aldina Duarte e Carlão. Bom, não é?

Poderá ainda contar com o FOLIO ILUSTRA, onde pelas várias exposições o público é convidado a ver os originais das ilustrações (e outras) com que os artistas adornam as letras.

 

Veja todo o programa em www.obidosvilaliteraria.com

 

FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos

Vila de Óbidos

19 a 29 de outubro