CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Hospital das Bonecas: 200 anos a curar amigos

Hospital das Bonecas
Par João GALVÃO Il y a 4 ans
Catégories :
Cultura

O Hospital das Bonecas, na Praça da Figueira em Lisboa, é uma memória viva de quando as coisas eram para sempre

 

Está a funcionar desde 1830 e parece um cenário de filme de suspense, com gavetas cheias de bracinhos, torsos e cabeças com ou sem olhos, sorrindo do lado de lá dos escaparates.

 

No século XIX a Praça da Figueira era um mercado ao ar livre onde se vendia fruta, legumes, viandas e tudo o resto com destino à mesa, mas não só: no lado poente uma velhinha, a Dona Carlota, tinha uma banca de ervas secas. Para passar o tempo, e cativar o sorriso das crianças, ia fazendo bonecas de trapo ou remendando as que lhe traziam. Em pouco tempo e de forma espontânea e natural a Dona Carlota foi assim fundando o Hospital das Bonecas.

Durante a maior parte destes duzentos anos de existência, muito antes do consumismo desenfreado que nos assola e aflige, o Hospital das Bonecas teve uma vida e uma missão mais que justificadas: quem na infância não teve um destes momentos ai-meu-deus quando se partia a cara da boneca de porcelana ou pisava sem querer a locomotiva do comboio de brincar favorito? O hospital era o destino a seguir para o brinquedo estragado, na altura não havia lojas dos trezentos onde um pai fosse a correr buscar um substituto para acalmar as lágrimas; os brinquedos daquelas épocas eram bem menos do que a oferta imensa, por vezes pornográfica, da atualidade.

Hoje em dia o Hospital das Bonecas é uma little curiosity shop que vale bem a visita. Isto não quer dizer que não funcione nos mesmos termos e com a mesma missão de sempre: todos os brinquedos doentes continuam a ser aqui tão bem recebidos agora como nos tempos da Dona Carlota, mas vale bem a viagem mesmo sem boneca, o espaço é um cenário.

Há também um Museu de memórias escolhidas ao longo destes quase 200 anos. A entrada custa 2 euros, é o preço de um café, ou dois, e até qualquer lisboeta o deveria conhecer, para se lembrar de quando era criança aqui.

 

A Praça da Figueira fica mesmo ao lado do nobre Rossio, e se para si a cenoura deliciosa que é este Hospital das Bonecas não chega para lá ir, podemos tentá-lo com, do lado de lá da Praça, a Confeitaria Nacional, a melhor desde há séculos na Baixa, onde se fazem filas para ir buscar um bolo-rei de receita trazida há quase 150 anos de Paris.

 

Hospital das Bonecas

Praça da Figueira, 7

1100-240 Lisboa

Segunda a sábado 10h00 – 19h00

Sábado 10h00 – 18h00

http://www.hospitaldebonecas.com

 

 

Fotos do site da loja