CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Voo direto trouxe 74 mil chineses a Portugal em 2017

Chineses em Portugal
Par Inês ALMEIDA Il y a 7 ans
Catégories :
Turismo Portugal

Percentagem de turistas chineses em Portugal aumentou 40% no ano passado

 

Os chineses são os turistas que mais gastam em Portugal, sendo que cada vez há mais a optar por este destino. Em 2017, o número de turistas chineses que visitou Portugal aumentou 40,7%, uma percentagem três vezes maior do que a verificada no ano anterior. No total, visitaram Portugal mais 74 268 chineses.

 

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o número total de turistas chineses a visitar Portugal chegou aos 256 735, no mesmo ano em que nasceu a primeira ligação aérea direta entre Lisboa e Pequim.

 

“O mercado chinês cresceu 40% em 2017, muito associado, claro, à linha direta que passámos a ter e que faz a diferença. Mas também graças a um trabalho de promoção conjunto com o setor privado no mercado chinês”, explica Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo.

 

Em 2017, os turistas chineses contabilizaram 415 882 dormidas em Portugal, um crescimento de 35,6%, ou seja, mais 109 240 noites do que em 2016. A China é o maior emissor de turistas a nível mundial, sendo que, com a expansão da classe média, tem-se vindo a cimentar como o país de origem dos turistas que mais compram quando estão no estrangeiro, incluindo produtos de luxo.

 

Em 2017, os turistas chineses contribuíram para a economia portuguesa com 642 euros por dia, em média, o que faz com que esta seja a nacionalidade estrangeira que mais gasta em Portugal. Os norte-americanos, por seu turno, gastam em média 506 euros por dia que passam em Portugal e os angolanos gastam 252 euros. No total, os turistas extracomunitários gastaram num dia o mesmo que os europeus numa semana.

 

O investimento que os turistas estrangeiros fazem em Portugal está a mover a balança do turismo e, tal como o número de visitantes, também quebrou recordes. Em 2017, até ao mês de outubro, as receitas turísticas superaram o total de 2016. Calcula-se que no ano de 2017, as receitas superem os 15 mil milhões de euros. O governo sublinha a procura turística cada vez menos sazonal que se verifica em Portugal, confirmada pela vinda dos chineses.  

 

 

Fonte: Dinheiro Vivo