CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

As igrejas de Lisboa contam a história da cidade

Igrejas Lisboa
Par Joana CIDADES Il y a 4 ans
Catégories :
Turismo Lisboa

As igrejas de Lisboa além de serem belas, contém uma grande herança histórica

 

Em Lisboa é fácil “tropeçar” numa igreja ou num convento em cada esquina. A cidade está repleta de monumentos, embora muitos tenham desaparecido com o terramoto de 1755. A maioria das igrejas da capital portuguesa remonta ao século XVIII. Nos seus interiores é comum ver a talha dourada e os típicos azulejos azuis e brancos.

 

Basílica da Estrela

É um dos mais belos monumentos da cidade, sendo comum vê-la em postais. A Basílica da Estrela é das igrejas mais magnificentes de Lisboa. De estilo barroco e neoclássico, foi construída em 1790 por ordem de Dona Maria I. O túmulo da rainha encontra-se no interior, ao lado do maior presépio do país, que contém 500 figuras de terracota e cortiça.

 

O interior da Basílica da Estrela encontra-se coberto de mármore e de pinturas. O exterior foi inspirado no Palácio de Mafra e tem uma cúpula rococó e duas torres, assim como esculturas. No miradouro consegue observar a cúpula de perto, assim como o Castelo de São Jorge e a Ponte 25 de Abril.

Igreja de São Roque

 

 

Igreja de São Roque

Foi a primeira igreja da Companhia de Jesus em Portugal e situa-se em pleno centro histórico de Lisboa, no Largo Trindade Coelho no Bairro Alto. Começou a ser construída em 1506 e apresenta uma fachada sóbria e austera, que contrasta com o seu interior rico e opulento.

 

A Igreja de São Roque é conhecida por ter uma das capelas mais valiosas do mundo, a capela de São João Batita, encomendada em Roma em 1742.

Contém marfim, ágata, lápis-lazúli e ouro e é um encanto para os olhos. As outras capelas também são bastante ricas e adornadas e têm talha dourada, mármore e azulejos.

 

 

Sé de Lisboa

A Sé de Lisboa, ou Igreja de Santa Maria maior, foi construída no século XII, após a tomada da cidade aos mouros por D. Afonso Henriques. Esta igreja situa-se em Alfama e, vista de fora, mais parece um castelo de estilo românico. É classificada como Monumento Nacional desde 1910.

 

A construção deste importante monumento de Lisboa teve início na Idade Média mas, ao longo dos anos, têm sido feitas várias obras de restauro, que lhe acrescentaram pormenores barrocos e neoclássicos. A torre sul dá acesso ao tesouro, que contém uma valiosa colecção de pratas, estátuas e manuscritos.

 

 

Photo credit: frans16611 via Foter.com / CC BY

Photo credit: amanessinger via Foter.com / CC BY-SA