CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

A Rua da Bica é uma das sete mais bonitas do mundo

Rua da Bica
By Inês ALMEIDA . 2 years
Categories :
Turismo Lisboa

A Rua da Bica compete com a 5ª Avenida e os Campos Elísios

 

A Rua da Bica, conhecida pelo famoso Elevador da Bica, é uma das sete ruas mais bonitas do mundo, de acordo com uma eleição resultante das experiências e votações de turistas numa seleção de websites norte-americanos. Entre os critérios de eleição é tido em conta a relevância histórica, animação urbana, paisagem ou impacto causado nos visitantes.

 

Esta é possivelmente a rua mais fotografada de Lisboa, sendo que o bairro da Bica é um dos mais típicos da cidade e é conhecido pelos seus bares e, principalmente, pelo elevador que o atravessa. O funicular da Carris foi inaugurado a 29 de Junho de 1892 e do seu topo obtém-se uma vista do Tejo.

 

O bairro da Bica situa-se entre o Bairro Alto e o Cais do Sodré e o seu nome deriva de uma bica construída no século XVII, propriedade do comerciante Duarte Belo. Antigamente as bicas e as fontes eram pontos de encontro habituais entre os residentes. A Bica não foi muito afetada pelo devastador terramoto de 1755, oferecendo uma vista desafogada para o Tejo e proporcionando aos transeuntes uma visão de coloridos edifícios e varandas com flores e roupa nos estendais.

 

A competir com a Rua da Bica, na mesma votação encontram-se outras ruas e avenidas famosas. Entre estas a Via Dei Fiori Imperiali, em Roma, destacada pela sua história, assim como a 5ª Avenida, em Nova Iorque, por ser o centro da cidade norte-americana. No Brasil foi destacada a rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, e a avenida dos Campos Elísios, em Paris.

 

O Elevador da Bica:

  • Liga a Rua de São Paulo (Calhariz) à Rua da Boavista

  • Está classificado como Monumento Nacional

  • É um dos marcos turísticos de Lisboa, a par dos elevadores de Santa Justa, da Glória e do Lavra

  • Foi inaugurado em 1892

  • Concebido por Raul Mesnier Ponsard

  • Tem capacidade para levar até 23 pessoas (nove sentadas)

  • Começou por funcionar a vapor e, a partir de 1914, passou a mover-se a eletricidade

  • É composto por duas carruagens, cada uma com três compartimentos desnivelados e de acesso independente

  • Distingue-se dos outros elevadores de Lisboa pela maior proximidade ao rio Tejo e pela estética da zona onde se insere

 

Fonte: Observador