CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Lisboa no cinema: filmes rodados na capital

Cinema Lisboa
Par Joana CIDADES Il y a 4 ans
Catégories :
Turismo Lisboa

Conheça alguns dos filmes com cenários em Lisboa

 

Os vencedores dos Oscars 2017 são já conhecidos, por isso agora é tempo de descobrir outras películas rodadas na capital portuguesa. De facto, a cidade de Lisboa e os seus encantos não passam despercebidos no estrangeiro, nem mesmo para os nomes internacionais da Sétima Arte.

Fique a saber quais são alguns dos filmes que tiveram como cenário, para cenas ou para o argumento, a cidade de Lisboa:

 

  1. 007 – Ao serviço de Sua Majestade (On Her Majesty’s Secret Service, 1969)

O famoso agente do cinema estrangeiro teve algumas missões na capital portuguesa nesta produção de Peter R. Hunt, a sexta da série James Bond. Além da praia do Guincho, em Cascais, o Casino do Estoril (local que inspirou o autor para a saga) e o Hotel Palácio do Estoril têm destaque nas cenas iniciais da trama, quando James Bond salva e se apaixona pela elegante Condessa Teresa di Vicenzo. O rapto da mulher amada leva-o em viagens por outras cidades da Europa e no seu reencontro voltam a Lisboa.

 

  1. Viagem a Lisboa (Lisbon Story, 1994)

O realizador Wim Wenders escolheu Lisboa não só como local para as filmagens como também para o próprio argumento. Neste, um director de cinema filma uma história sobre Lisboa, para o qual encarrega o amigo Winter da sonoplastia. Desaparecido o director em meio do trabalho cinematográfico, é Winter quem continua o seu desenvolvimento, apaixonado pela cidade e por uma cantora, Teresa Salgueiro, vocalista dos Madredeus.

 

  1. Comboio Noturno para Lisboa (Night Train to Lisbon, 2013)

Uma viagem inesperada é o ponto de partida para a descoberta de Lisboa. Neste filme de Billie August, feito a partir do romance de Pascal Mercier, o professor Raimund Gregorius (Jeremy Irons) adquire, em circunstâncias dramáticas, um bilhete de comboio para a capital portuguesa. No decurso da intrincada viagem desencadeada pelo livro que continha o bilhete, Raimund desvenda os seus mistérios conhecendo gente portuguesa e cruzando diversos pontos de Lisboa, dos quais se destaca o Cais de Belém, o Cemitério dos Prazeres ou a Estação de Santa Apolónia.

 

  1. Variações de Casanova (Casanova Variations, 2014)

O maior sedutor de todos os tempos ganha aqui destaque, numa obra que mistura cinema e ópera. Velho e só, Casanova (John Malkovich) recebe com agrado a visita de uma amiga que o faz recordar com saudade e ardor os seus tempos de conquistas e paixões, revelando em simultâneo o seu medo da morte. Esta co-produção portuguesa, francesa, austríaca e alemã, baseada na autobiografia de Giacomo Casanova, conta com a participação de alguns cantores líricos e actores nacionais. Inteiramente rodado em Portugal, o filme escolheu em Lisboa o Teatro de São Carlos, o Palácio de Queluz e a biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda como alguns dos cenários.

 

 

Para os amantes do cinema, sugerimos o circuito turístico Lisbon Movie Tour, que dá a conhecer os locais mais emblemáticos de diversas películas filmadas em Lisboa.