CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Nossa Senhora Que Ri, nova exposição de Ricardo Tadeu Barros

Ricardo Tadeu Barros
By Inês ALMEIDA . 3 years
Categories :
Atividades Lisboa

A exposição de Ricardo Tadeu Barros é inaugurada amanhã no Bairro Alto

 

Nossa Senhora Que Ri é a nova exposição de Ricardo Tadeu Barros que vai ser inaugurada amanhã, dia 11 de Maio, na galeria Maria Lucília Cruz, no Bairro Alto em Lisboa. Esta exposição nasceu da vontade de Ricardo pintar a “portugalidade”, indo buscar inspiração a vários ícones e simbologias que fazem parte da identidade visual e cultural portuguesa.

 

A ideia de dar um sorriso a Nossa Senhora não ocorreu logo a Ricardo Tadeu Barros, surgindo da necessidade de a contextualizar com as outras personagens que habitam os quadros da exposição. Tratando-se de um símbolo religioso tão forte como a imagem de Nossa Senhora, o artista tinha receio que não fosse bem aceite, mas este risco acabou por correr bem.

 

 

Nossa Senhora Que Ri

Nossa Senhora Que Ri

 

 

“Queria tornar a figura mais terrena, mais humana, mais próxima de nós”, explicou Ricardo Tadeu Barros ao jornal JM Madeira. Foi a partir deste ponto, que o pintor criou uma linguagem em torno do conceito, começando a ter muitas encomendas da Nossa Senhora Que Ri, que passou a figurar em diferentes ambientes e cenários. “Também me alertaram para ter algum cuidado com o humor dos “bonecos” que ia colocar em torno da Nossa Senhora Que Ri”, graceja Ricardo.

 

Foi aos 14 anos que Ricardo Tadeu Barros decidiu o que queria fazer no futuro. “Tudo o que eu queria era desenhar, fazer bonecos. No Secundário inscrevi-me na área de Saúde, mas estava sempre a rabiscar nos cadernos”, contou ao JM Madeira. Acabou por enveredar pelo Design Gráfico, licenciando-se em 1992, sendo essa a sua principal atividade desde então. Fundou três empresas de comunicação gráfica e trabalhou para clientes em variadíssimas áreas de negócio, mas nunca deixou de pintar.

 

“O Design disciplinou-me e adquiri métodos de trabalho. Além disso, deu-me a consciência de uma coisa da qual não tinha noção aos 18 anos, e que no design é quase central: “O cliente tem sempre razão”, explicou o artista ao JM Madeira. Esta foi a razão pela qual passou a integrar na pintura as expectativas dos seus clientes. “Comecei este processo em 2010 para a exposição da Nossa Senhora Que Ri., em Alcochete, e entendi o quanto esta “figura” poderia ser flexível à narração de tantas outras estórias de gentes e lugares”, conclui.

 

 

Ricardo Tadeu Barros

Ricardo Tadeu Barros e a mulher Susana Gonzaga (Fonte: Lux)

 

 

Nossa Senhora Que Ri ao Bairro Alto de Ricardo Tadeu Barros

 

Endereço: Galeria Maria Lucília Cruz, Rua das Salgadeiras, n.º 22, Bairro Alto, 1200-396 Lisboa

Horário: 17h00 às 19h30 (quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira), 15h30 às 18h00 (sábado)

Telefone: +351 966 342 955