CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Animação regressa à capital com as Festas de Lisboa

Festas de Lisboa
By Inês ALMEIDA . 3 years
Categories :
Atividades Lisboa

Durante o mês de Junho, as Festas de Lisboa transformam a cidade

 

Junho chegou e com ele chegam as famosas Festas de Lisboa, também conhecidas como Santos Populares. Não está familiarizado com o conceito? Santo António, o santo casamenteiro, dá o mote às festividades que têm o seu apogeu na noite de 12 para 13 de Junho, com o desfile das marchas populares que decorre na Avenida da Liberdade. Este evento começou por durar um dia, mas atualmente é celebrado ao longo de todo o mês de Junho, nos principais bairros históricos de Lisboa.

 

Esta é a época da Lisboa em festa, com um arraial em cada esquina, cheiro a sardinha assada e música pelas ruas. Este ano, Lisboa é a Capital Ibero-americana da Cultura, por isso procurou-se potenciar cruzamentos com o universo latino-americano, fundindo diferentes sons e realidades, sem esquecer a identidade das Festas de Lisboa.

 

Durante este mês, as ruas dos bairros lisboetas vão ser animadas pelos típicos arraiais populares. No entanto, esta iniciativa não se vai limitar apenas aos bairros históricos, indo acontecer noutras zonas da cidade, tais como os Olivais e as Avenidas Novas, tal como tem acontecido nos anos mais recentes. Também o Príncipe Real se junta à festa desta vez, com O Arraial do Oliveira, a 23 de Junho.

 

Santo António vai ter maior protagonismo este ano, com um programa exclusivo dedicado em sua honra. A Trezena vai realizar-se, como é hábito, em diferentes horários na Igreja de Santo António, até dia 13 de Junho. A 3 de Junho tem início a exposição Culto a Santo António – Imagens Africanas no Museu de Santo António. Vai haver duas visitas guiadas no museu, no dia 4 e 10 de Junho. No mesmo dia será inaugurada uma exposição colectiva dos Tronos de Santo António, uma tradição recuperada em 2015.

 

 

Marchas Populares

Marchas Populares

 

 

No dia 12 de Junho, como manda a tradição, decorrem os Casamentos de Santo António, um dos eventos mais populares das Festas de Lisboa. Estes são organizados pela Câmara Municipal, levando anualmente centenas de pessoas à Sé de Lisboa para verem passar os noivos. A cerimónia começa às 12h00 e é transmitida em direto na RTP.

 

Um dos momentos mais aguardados das Festas de Lisboa são as Marchas Populares que também acontecem no dia 12 de Junho, tal como os Casamentos de Santo António. O desfile tem início às 21h00, na Avenida da Liberdade, e este ano vai contar com a presença das Marchas do Castelo e de Belém, assim como de representantes de outras regiões, como Algarve, Leiria e Viseu.

 

Em 2016, a marcha vencedora veio de Alfama. Em segundo lugar ficou a Penha de França e em terceiro o Alto do Pina. Tal como nos anos anteriores, o desfile será transmitido em direto na RTP. No dia 17 de Junho decorrem as Marchas Infantis, uma iniciativa que vai contar com a participação de 700 crianças de 14 juntas de freguesia de Lisboa.

 

A música é uma constante nas Festas de Lisboa, sendo que a programação de 2017 inclui vários concertos que prometem agradar a todos os públicos. No dia 3 de Junho, a Orquestra da Gulbenkian vai dar um concerto à beira do Tejo, com as obras de Villa-Lobos, Falla e Revueltas. Por este ser o ano em que Lisboa é a Capital Ibero-americana da Cultura, o programa musical das Festas de Lisboa vai ter uma mistura de música portuguesa com ritmos latinos.

 

Fonte: Observador