CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Rua de Santa Catarina é a artéria mais movimentada do país

Rua de Santa Catarina
By Inês ALMEIDA . 4 years
Categories :
Turismo Portugal

A Rua Augusta e a Rua Garret também são das ruas com mais movimento

 

A Rua de Santa Catarina, no Porto, é a rua com o maior tráfego pedonal em Portugal. Esta é seguida pela Rua Augusta e a Rua Garret, em Lisboa, de acordo com os dados que constam do estudo “Comércio de Rua em Lisboa e Porto”, realizado pela consultora imobiliária CBRE.

 

De acordo com o relatório, passam em média 4200 pessoas por hora no período de maior tráfego da Rua de Santa Catarina. Já há dez anos, em 2007, esta também era a rua mais concorrida de Portugal, apesar de ter registado um aumento de transeuntes na ordem dos 20% ao longo desta década.

 

Já em Lisboa, por seu turno, a rua com maior tráfego é a Rua Augusta, com uma média de 3600 pessoas por hora no período de maior afluência. Depois da Rua Augusta, segue-se a Rua Garret, no segundo lugar. Esta registou também um crescimento significativo, de 45% face à contagem feita há dez anos.

 

A Rua Garret é a segunda rua com maior tráfego pedonal de Lisboa e a terceira do país, contando aproximadamente 3100 pessoas por hora. Esta registou o menor aumento face a 2007, com 15%. No caso da Avenida da Liberdade, ainda em Lisboa, registou-se um fluxo pedonal médio de 1600 pessoas por hora, o que corresponde a mais 80% que em 2008, devido ao boom que se deu no turismo e à abertura de lojas (mais de 70 em dez anos).

 

A Rua de Santa Catarina é a artéria mais comercial da baixa do Porto, estando grande parte dela vedada ao trânsito automóvel e reservada apenas a peões. Esta alberga lojas de vestuário, sapatarias, o shopping Via Catarina e inúmeros vendedores de rua, menos ou mais legais.

 

Fonte: Idealista