CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Jane Birkin canta clássicos de Gainsbourg na Gulbenkian

Verão na Gulbenkian
Par Inês ALMEIDA Il y a 4 ans
Catégories :
Atividades Lisboa

Conheça a programação do Jardim de Verão da Fundação Gulbenkian

 

Jane Birkin é uma das artistas que consta da programação do Jardim de Verão da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A segunda edição desta iniciativa vai contar com concertos, filmes, leituras encenadas, exposições e atividades para toda a família. Durante quase um mês, regressa a animação aos jardins e outros espaços da Gulbenkian. O programa termina no dia 20 de Julho, na data em que se assinala o Dia Calouste Gulbenkian.

 

Um dos dias mais aguardados pelos fãs de Birkin e Gainsbourg será 14 de Julho, quando o Anfiteatro ao Ar Livre receber o espectáculo Birkin: Gainsbourg Sinfónico. Neste, Jane Birkin vai revisitar, em versão sinfónica, os clássicos do ex-companheiro Serge Gainsbourg, que faleceu em 1991. O concerto realiza-se no dia da Tomada da Bastilha e neste vão-se celebrar os clássicos do cantor francês, com arranjos para orquestra do pianista japonês Nobuyuki Nakajima.

 

Entre os temas que fazem parte do repertório, duas dezenas ao todo, constam La Javanaise, Jane B, Babe Alone in Babylone, La Chanson de Prévert, Requiem pour un con, Initiales BB, My Lady Heroine ou Lost Song. Este concerto tem tudo para agradar aos fãs de uma das duplas mais românticas de todos os tempos, pois ninguém canta Serge Gainsbourg como a icónica Jane Birkin.

 

Também em destaque nesta iniciativa, está o cinema português. O programa deste ano inclui uma mostra de filmes, sobretudo dos últimos dez anos, de novos e consagrados realizadores portugueses premiados no estrangeiro. Até 17 de Julho, vai poder descobrir no Jardim de Verão curtas e médias metragens de Pedro Peralta, Tomás Baltazar, João Viana, Patrick Mendes, Grabriel Abrantes, Susana Nobre, entre outros. Várias sessões vão ter conversas com os realizadores.

 

No Jardim de Verão há várias atividades pensadas para os mais novos, em que os adultos também podem participar. Vai acontecer um workshop, com orientação das cientistas Ana Confraria e Vera Nunes, onde se pode conhecer as plantas. Noutro irá estudar-se a importância das sementes e como colhê-las e armazená-las. Até ao dia 16 de Julho também irão decorrer, ao fim-de-semana e nos jardins da fundação, oficinas de artes circense e de capoeira, assim como outras oficinas.

 

Fonte: Visão