CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

The Guardian recomenda bola de Berlim da Confeitaria Natário

Bola de Berlim
Par Inês ALMEIDA Il y a 4 ans

A bola de Berlim é como a Berliner alemã mas recheada de creme pasteleiro

 

O jornal britânico The Guardian não falou dos famosos pastéis de nata portugueses, mas sim das bolas de Berlim. De acordo com a notícia, redigida por Jane Dunford e publicada a 2 de Julho, a estrela agora é a bola de Berlim, que o The Guardian descreve como uma versão portuguesa da Berliner alemã, mas recheada de creme pasteleiro. A Berliner, por outro lado, é geralmente recheada de frutos vermelhos, mas em menor dose.

 

O artigo começa por descrever a longa fila de pessoas que “espera pacientemente à porta da Confeitaria Natário, um salão de chá despretensioso no centro da cidade”, em Viana do Castelo, cidade situada na costa Norte de Portugal. “O objetivo dos seus desejos? As bolas de Berlim são famosas aqui – há quem diga que são as melhores do país”.

 

Fernanda Natário, a dona da Confeitaria Natário, produz mais de mil bolas de Berlim por dia. “Elas vendem-se – literalmente – como pãezinhos quentes, duas vezes por dia, às 11h30 e às 16h30. Elas são feitas de massa coberta de açúcar e recheadas com o doce creme pasteleiro, e as pessoas compram-nas às caixas ou comem-nas no local enquanto ainda estão quentes (€1,10 cada)”.

 

O The Guardian acrescenta que “existem mesas dentro da escura sala das traseiras e uma enorme variedade de tortas e pastelarias a serem testadas”. Para acompanhar aconselha “um café forte ou um copo de vinho verde local, talvez”. Além das bolas de Berlim, a publicação britânica destaca também “a tarte de abacaxi, confecionada com uma massa fina e crocante muito saborosa e um recheio de frutas, particularmente delicioso”.

 

A bola de Berlim é um bolo tradicional português semelhante à Berliner alemã. Ao contrário da versão original, que é normalmente recheada com doces vermelhos, a versão portuguesa leva um doce amarelo chamado creme pasteleiro. Este recheio é colocado através de um golpe lateral, sendo sempre visível. As bolas de Berlim são fritas e polvilhadas com açúcar, antes de serem recheadas com o creme pasteleiro. Em Portugal é possível encontrar bolas de Berlim na maioria das pastelarias, que por vezes também as apresentam sem recheio ou com outros recheios, como nutella.

 

Fonte: The Guardian