CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

CNN noticia que MAAT poderá considerado edifício do ano

MAAT
Par Inês ALMEIDA Il y a 4 ans
Catégories :
Cultura

MATT pode ser um dos vencedores do World Building of The Year

 

O MAAT, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa, é um dos finalistas da 10.ª edição do World Building of The Year, um dos mais importantes prémios de arquitetura do mundo. Os finalistas foram anunciados no dia 7 de Julho e os nomes divulgados num artigo publicado pela CNN. O edifício projectado pela britânica Amanda Levete, que enfeita as margens do Tejo, pode vir a ser um dos premiados desta edição.

 

O edifício do MAAT demorou cinco anos a ser projetado e construído, tendo custado um total de 19 milhões de euros. Apenas nas primeiras sete horas de abertura foi visitado por mais de 15 mil pessoas. Este edifício consta da curta lista de candidatos ao prémio de Edifício do Ano, na categoria Cultura, competindo com museus, teatros e centros culturais de todo o mundo, do Reino Unido, China, Emirados Árabes Unidos, Rússia, França e Vietname.

 

O World Architecture Festival foi criado em Barcelona há uma década e tem o propósito de servir de mostra dos mais ambiciosos e impressionantes novos edifícios em todo o mundo. Entre os nomeados deste ano estão edifícios muito diversificados, que contemplam desde um hostel, a um hospital para doentes renais, igrejas e vários museus espalhados por todo o globo.

 

Entre os critérios de seleção do World Building of The Year estão o respeito pelo ambiente nas redondezas dos edifícios e o uso de matérias-primas e materiais locais. A CNN destacou o MAAT, o projeto desenhado por Amanda Levette “é uma estrutura abrangente localizada nos limites da cidade e que complementa um vasto corpo de água diante dela”.

 

O MAAT, que completa um ano de vida no dia 4 de Outubro deste ano, compete na categoria de Cultura com 15 obras. Entre estas está  A Lanterna – Galeria Nanoco, um projeto dos arquitetos Vo Trong Nghia, em Hanoi, no Vietname, o Museu do Conhaque na Rússia, da Totement/ Paper, o Museu de Artes de Nantes, o novo teatro de Xangai e o museu palestiniano de Heneghan Peng Architects.

 

Os vencedores do concurso vão ser anunciados durante o World Architecture Festival, que vai decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Novembro, em Berlim. É a segunda vez que este festival decorre na capital alemã.

 

Fonte: Diário de Notícias