CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Aghata Ruiz de la Prada servida em histórico

Aghata Ruiz de la Prada
Par João GALVÃO Il y a 2 ans
Catégories :
Últimas Notícias

A criadora Aghata Ruiz de la Prada pode ser vista até 25 de setembro num inusitado cenário, o Palácio Cadaval em Évora

 

Por João Galvão

 

A criadora espanhola pode ser vista até 25 de setembro no mais inusitado cenário, o Palácio Cadaval em Évora.

 

A roupa de Agatha Ruiz de la Prada é de se comer e chorar por mais. E nesta coleção “Espetacular”, literalmente: vem toda em forma de donut glaceado, lolipop, bolo de camadas, sombrinha de chocolate, drops de fruta, rebuçados, queques e bombons.

Agatha é um fenómeno no mundo da moda, é uma outsider corajosa que se põe a si à frente das tendências. Pode-se não gostar, achar que tudo aquilo é um bocadinho xanatoctoc e ingénuo, mas Agatha é única e cheia de estaleca e salero. É o Almodovar da moda: espanhola, kitsch em bom e sempre surpreendente.

 

Agora está à espera que lhe diga que a exposição é na Expo, ou no CCB, por serem os enquadramentos lógicos. Mas não, até nisto Ruiz de la Prada nos passa perna e nos faz sorrir.

 

Os 36 caprichos doces da criadora estão espalhados pelas salas do belíssimo Palácio Cadaval, que, por si, é uma joia da arquitetura nacional histórica. Pertence ainda, e desde há mais de 600 anos, à família dos Duques de Cadaval, e tem no edificado componentes mudéjar, góticos e manuelinos. Fica numa das mais carismáticas praças públicas de Portugal, virado para o Templo de Diana, em Évora.

 

O casamento destas duas fatias distintas da história e da estética resulta num contraste que torna as peças de Agatha Ruiz de la Prada ainda mais surreais e fora da caixa.

Sobre a exposição diz a Princesa Diana d’Orléans, Duquesa de Cadaval, “ver dentro da nossa casa uma invasão de criações cheias de cores, alegria e sentido de humor faz bem à alma.”

 

Não sabemos se alguém vestirá. Nem importa, a obra de Agatha já está a meio caminho do escaparate ou da moldura.

 

Exposição Espetacular, por Agatha Ruiz de la Prada

Até 25 de setembro no Palácio Cadaval

Terça a domingo das 10h00 às 18hoo

Para detalhes: www.palaciocadaval.com

 

Crédito do retrato: Kiko Alcazar