CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

MOTELX – O festival do fantástico em Lisboa

Festival MOTELX
Par João GALVÃO Il y a 1 an
Catégories :
Atividades Lisboa

O  MOTELX é já entre 5 e 10 de setembro

 

Uma semana para ver tudo o que há de melhor no cinema do terror e do fantástico !

 

É a 11ª edição de um festival já de culto ao nível europeu. E a prova é que ao MOTELX deste ano, já em setembro, vêm Roger Corman e o grande Alexandro Jodorowsky. O primeiro ficou nos registos do cinema como um outsider talentoso e independente, um produtor que ajudou a trazer para a ribalta Scorsese, Jack Nicholson ou de Niro.

 

O segundo, Alejandro Jodorwsky, é realmente arrebatador e temos que dar graças a um deus qualquer porque vem cá, para nós o ouvirmos.

 

Lembra-se do filme Dune, produzido por De Laurentiis, com o ainda jovem Kyle MacLachlan e Sting num dos papéis de vilão? Sabia que foi feito adulterando um guião roubado a Jodorowsky, uma pequena maravilha (pequena não, que é grande como uma lista telefónica em papel)  em que cada plano foi ilustrado por Mœbius? E que o jovem H R. Giger, o designer do Alien, também participava? O filme original nunca foi realizado, mas deu o tom suficiente para que o Alien, a Guerra das Estrelas ou o Exterminador tivessem depois onde beber inspiração.

 

Motel X - Lisboa

 

Para além deste deuses de culto, o festival traz de novo o Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa e o galardão MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia, atribuído pela primeira vez no ano passado e que é já um sucesso junto do público aficionado.

 

No programa destaca-se o filme “The Limehouse Golem”, de Juan Carlos Medina, uma revisitação feminista ao mito de Jack, o Estripador, e “Kuso” uma proposta experimental e escatológica do músico Flying Lotus que causou sensação nas meias-noites do Sundace. Não falta ainda o humor negro em filmes como “The Bar”, do mestre de terror espanhol Álex de la Iglesia.

 

Deverá por agora estar a questionar a razão de tanto nome latino nas fichas do cartaz; é simples, e muito meritório: em 2017 o MOTELX associa-se à programação Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana da Cultura (de que aqui já lhe demos conta), com o programa “O Estranho Mundo do Terror Latino”. É uma retrospetiva que propõe explorar a diversidade do cinema de género produzido na América do Sul e na Península Ibérica, também ela tão específica e de braços culturalmente únicos.

 

Motel X - Lisboa

 

Os locais do festival são já conhecidos: o Cinema São Jorge, o Tivoli, a Cinemateca Júnior nos Restauradores, o Museu Coleção Berardo, o Largo de São Carlos e um Lounge na Rua da Moeda, ao Cais do Sodré.

 

Algumas iniciativas são gratuitas, os restantes bilhetes e programa na sua totalidade poderão em breve ser consultados em www.motelx.org.

 

No Porto também haverá terror e fantasia, mas ficará para depois (mais para o inverno nebuloso que torna o Porto tão tão chique, e a pedir sobretudo, luvas, chapéu e Vinho).