CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Google vem para Portugal e vai empregar 500 pessoas

Google em Portugal
Par Inês ALMEIDA Il y a 3 ans
Catégories :
Últimas Notícias

A multinacional norte-americana Google vai instalar-se em Oeiras em junho

 

É oficial, a grande multinacional norte-americana Google vai chegar de malas e bagagens a Portugal em junho deste ano. O melhor? A empresa vai criar 500 postos de trabalho. O investimento, que vai ser feito em Oeiras, foi anunciado no dia 24 de janeiro, pelo primeiro-ministro António Costa. “Havia vários países a disputar este investimento da Google. A gigante tecnológica americana escolheu Portugal“, disse o governante.

 

Uma porta-voz da Google confirmou o investimento em declarações à revista Exame. “A Google está a abrir uma nova operação comercial em Lisboa, que será totalmente dedicada a fornecedores externos". De acordo com esta fonte, o objetivo da operação passa por "instalar alguns dos muitos fornecedores que apoiam as operações da Google”, no entanto ainda não são conhecidos valores para o investimento previsto.

 

O novo centro de serviços da Google vai servir de apoio à zona EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e terá 500 postos de trabalho aquando do arranque de atividade. A autarquia de Oeiras diz que esta notícia "vem reforçar a posição de Oeiras enquanto principal destino-sede das empresas de base tecnológica em Portugal." O centro em Portugal vai ter o dobro dos funcionários que a Google emprega atualmente em Espanha, um número inferior a 200 pessoas.

 

Foi no final de 2017 que Matt Brittin, o presidente da Google EMEA, afirmou que tinha chegado o “momento de investir” em Portugal, apontando como vantagens do país o “bom estilo de vida” e a existência de apoios do Governo ao empreendedorismo. Foi nessa altura, durante a Web Summit, que se iniciaram os contatos para a instalação do centro de serviços, de acordo com o Ministério da Economia.

 

Em menos de um ano, já houve pelo menos seis multinacionais multinacional com presença na área tecnológica a anunciar a escolha de Portugal para a instalação de centros de serviços. Em maio de 2017, foi a vez da Mercedes escolher Lisboa, sendo que no mesmo mês foi inaugurado em Sintra pela CGI o Cloud Innovation Center. Já em junho foi a vez da Accenture inaugurar em Braga o seu novo centro de tecnologia. Em outubro a Uber anunciou que vai abrir o novo centro de excelência europeu em Lisboa e, em novembro, a plataforma alemã de moda online Zalando revelou que vai abrir um centro tecnológico na capital.

 

Fonte: Visão