CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Termas do H2Otel: este país é para velhos e jovens inteligentes

H2otel
Par João GALVÃO Il y a 3 ans
Catégories :
Hotelaria

A Serra da Estrela gastou tempo demais encostada apenas à neve e aos desportos de inverno; a Serra e o Interior são muito + do que isso

Em Portugal fazem-se termas – com registos certificados arqueológica e cientificamente – pelo menos desde a ocupação romana. Os Romanos eram uma gente que não podia ver uma nascente de água cálida sem lhe construir à frente um tanque para se enfiar lá dentro. Há académicos que marcam o nascimento das termas portuguesas muito antes, mas não existem registos escritos ou arqueológicos que o comprovem. Mas se eu fosse um Cro-Magnon cansado da caçada ao mamute e visse uma nascente de água termal quentinha, também lá me enfiaria dentro alegremente.

No passado recente associávamos facilmente as termas a velhinhos que sofriam de reumatismo ou de digestões difíceis. Hoje em dia, devido ao furo turístico que Portugal preenche, as termas foram redescobertas pelos portugueses e por quem nos visita vindo do exterior, e que lá de fora traz muito mais bagagem no que respeita ao turismo de saúde.

O Aquadome do complexo do H2otel de Unhais da Serra tem um desenho de espaço internacional que faria inveja aos concorrentes da Suíça ou da Áustria. A água termal cheia de boas propriedades já lá estava, tudo o resto foi construído em 2008:  “O Aquadome é parte integrante do Complexo H2otel e surgiu em dezembro de 2008 como o primeiro Mountain Spa do País com espaços inovadores e com serviços integrados de Medical SPA”. É assim que João Paulo Duarte, da direção do Aquadome do H2otel de Unhais da Serra nos apresenta o seu complexo termal.

 

Que tratamentos opera?

O Aquadome centra os seus serviços na área de saúde, prevenção e bem-estar, em quatro áreas funcionais e complementares:

Aquatermas, um espaço destinado à realização de tratamentos com água mineral natural (termal) num conceito de saúde, prevenção e bem-estar (Spa termal).

Aqualudic, espaço lúdico com 1000 m2 de piscinas hidrodinâmicas de água quente, interiores e exteriores, piscinas de verão e um circuito celta constituído por: sauna, sauna com cromoterapia, turco, Hamman, fonte gelo, duche contraste entre outros.

Aquacorpus, uma área de wellness com: ginásio, técnicas de massagens tradicionais e holísticas e tratamentos de estética recorrendo a activos 100% naturais.

Aquafisio, um moderno centro de fisioterapia que recorre às condições únicas de tratamento em meio aquático.

As condições únicas do território potenciadas pelas águas termais, bem como o conjunto de serviços disponibilizados no complexo permitem construir serviços integrados de Medical SPA recorrendo a médicos hidrologistas, enfermeiras, fisioterapeuta, personal trainer e nutricionista.

O reconhecimento destes serviços levou à obtenção do prémio atribuído pela ESPA – European SPAs Association na categoria de Medical SPA Inovador.

Porquê aqui, em Unhais da Serra?

Além de ser uma localização privilegiada pela presença da água termal, Unhais da Serra é a refúgio perfeito para quem pretende usufruir do sossego da Serra da Estrela enquanto disfruta de dias dedicados ao bem-estar, saúde ou lazer.

Em 2008 já considerávamos que o crescimento do turismo associado à saúde era uma das tendências internacionais e os resultados têm comprovado isso mesmo. Unhais da Serra é uma zona não urbana pelo que foi necessário planear bem uma oferta temática e diferenciadora. As Termas inseridas no complexo hoteleiro H2otel/Aquadome foram a resposta para uma oferta diferenciadora, integrada na paisagem, em perfeita comunhão com o Parque Natural da Serra da Estrela.

Que qualidades apresentam esta águas? 

É uma água termal água bicarbonatada sódica, carbonatada, fluoretada e sulfidratada, vulgarmente designada por águas sulfúreas. Temperatura na emergência de 38º. Tem vocações terapêutica no âmbito do aparelho respiratório, de reumatismos/doenças músculo - esqueléticas e sequelas de traumatismos osteo-articulares, de osteoartroses, reumatismos infamatórios e abarticulares (ombro doloroso, nevralgias e ciatalgias) e de entorses e sequelas de fraturas. São eficazes também aos níveis das doenças do aparelho circulatório, do síndrome hemorroidário e da insuficiência vascular periférica (membros inferiores).

Este tipo de tratamentos, termais, pode ser prescrito por médicos do Serviço Nacional de Saúde? E são comparticipados?

A prescrição dos tratamentos termais deve ser feita por médico com competência em hidrologia médica através de consulta médica a realizar no Aquadome. Seguem-se entre 7 a 14 dias de tratamentos diversos adaptados à respetiva patologia.

O Médico do SNS indica a necessidade de práticas termais para um determinado fim, por exemplo vias respiratórias. A nível funcional a relação do médico de medicina familiar (SNS) para com o médico hidrologista e quase idêntica a funcional para com um médico de especialidade.

Vários subsistemas de saúde e até alguns seguros comparticipam os tratamentos termais, por exemplo com a ADSE e ou SAMS. Relativamente ao Serviço Nacional de Saúde ela tem estado suspensa, mas neste momento já foi aprovado em Assembleia da República a reposição dos mesmos.

Ainda existe um certo preconceito de que quem vai às termas é sempre alguém mais velho? Ou o público já começou a mudar, como noutros países da Europa, onde estes destinos são já de ‘turismo glamour?

Na verdade, o glamour associado às termas foi muito evidente em toda a Europa, no início do séc. XX dado que nessa altura o encontro de férias de verão ocorria normalmente nas estâncias termais onde os casinos também tinham um espaço privilegiado.

A evolução da oferta turística para outros produtos relegou a estância termal típica para segundo plano sendo que o maior desafio para as termas atualmente passa pela credibilização dos seus tratamentos nas diversas patologias.

Consideramos assim que a opção pelo natural, pelo autêntico e pelo BIO vai consagrar as termas num futuro próximo sendo que aquelas que se incorporam em unidades de alojamento no mesmo espaço físico terão melhores condições de sobrevivência.

As termas de Unhais, no H2otel, funcionam apenas durante uma parte do ano, abrindo agora e encerrando em novembro. Porquê?

Na verdade, os tratamentos associados ao termalismo clássico funcionam de 1 de março a 30 de novembro por questões de procura sendo que o SPA Termal funciona todo o ano, com uma procura em crescendo, o que vai permitir a sensibilização muito rápida dos escalões etários mais jovens para os benefícios das águas termais potenciando assim a lógica da prevenção sobre a cura.

Para além das termas, com que outros pontos de interesse nos aguça o apetite para ir a Unhais?

O Complexo H2otel / Aquadome foi pensado para satisfazer vários públicos alvo, desde famílias em lazer a eventos corporativos passando naturalmente pelos hóspedes em tratamento termal ou em medical SPA.

Admitimos que qualquer destes públicos alvo têm motivações para, como acontece, repetir as visitas ano após ano. O serviço, a infraestrutura, a oferta de espaços inovadores e, sobretudo, os recursos humanos construíram aquilo que é reconhecido hoje a nível nacional: o H2otel é um “Hotel destino”.

 

Localização e mais info aqui

 

 

Fotos do site do hotel