CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Imagens Exclusivas do Interior da Nova Casa de Aga Khan em Lisboa

Interior do Palacete Mendonça
Par Carlos P Il y a 5 mois

Um salão à francesa é exemplo de sofisticação e luxo na nova casa de Aga Khan em Lisboa

 

Aga Khan IV, líder espiritual dos ismaelitas, escolheu o Palacete Mendonça, no centro de Lisboa, para epicentro das sua atividade internacional, tornando-se assim esta casa centenária em símbolo do poder e da influência deste homem que é venerado por cerca de 15 milhões de pessoas em todo o mundo. 

 

Salão Luis XV palacete Mendonça, exposição Miguel Rodrigues, Aga Khan Portugal

Imagens da exposição do escultor Miguel Rodrigues na Sala Luís XV do Palacete Mendonça, nova casa de Aga Khan IV em Lisboa

 

A Sala Luís XV (assim era chamado pelo seu antigo proprietário, Henrique Mendonça) é um dos espaços mais importantes do palacete, contando com duas outras divisões contíguas por onde se estende a zona social da casa. É um amplo salão onde se podem admirar paredes decoradas com linhas fluídas e graciosas do estilo rococó e inúmeros motivos ornamentais.

 

O estilo do soberano francês que reinou entre 1715 e 1774 tem uma acentuada carga estética feminina muito influenciada pela amante do rei, Madame Pompadour, uma das maiores impulsionadoras das artes decorativas e da produção artística em França. Uma certa fantasia de inspiração na natureza, a ausência da figura humana e animal, curvas em C e em S e cores suaves e tons pasteis a par do dourado, são características desse estilo de que é exemplar raro em Portugal este salão do palacete Mendonça.

 

Um piano branco e diversos móveis, entre cadeiras, mesas e consolas, acentuam o estilo que também está presente no Palácio de Versalhes, em França onde Luís XV também deixou o seu legado.

 

Detalhe de escultura de Miguel Rodrigues em cima de mesa no salão Luis XV do palacete Mendonça, nova casa de Aga Khan em Lisboa.

 

Projetado pelo arquiteto Ventura Terra em 1901 para o empresário Henrique Mendonça, o Palacete foi comprado por Aga Khan à Universidade Nova de Lisboa em 2016 e foi inaugurado oficialmente em Julho de 2018 como sede do universo Aga Khan. E desde o primeiro dia desta nova fase do Palacete Mendonça que dezenas de seguidores do Imã Aga Khan IV são vistos a fotografarem-se ao longo do muro que protege a propriedade da Rua Marquês de Fronteira, no topo do Parque Eduardo VII.

 

escultura de Miguel Rodrigues no palacete Mendonça, casa do Imã Aga Khan

 

As imagens exclusivas de um dos espaços mais nobres do Palacete Mendonça foram gentilmente cedidas pelo escultor Miguel Rodrigues, que expôs uma das suas obras de arte na Sala Luis XV, meses antes de Aga Khan fechar o negócio de compra desta sua nova casa em Lisboa. As fotografias são da autoria do fotógrafo Romeu Ponte.

 

Sala Luis XV interior palácio Mendonça, nova casa de Aga Khan em Portugal