CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Building Stories no CCB, uma exposição muito fora

Building Stories | CCB
Par João GALVÃO Il y a 3 ans

Se a Arte é “aquilo que ainda nos consegue surpreender” a mostra Bulding Stories no CCB sublinha na arquitetura o estatuto artístico, que está lá afinal desde sempre, só precisamos por vezes que nos lembrem.

 

Building Stories, ou Histórias Construídas, é uma exposição na Garagem Sul, o espaço que o CCB dedica às mostras temporárias sobre arquiteturas e arquitetos. Desta vez a Garagem Sul fala-nos sobre tudo aquilo que não é facilmente captado à primeira vista na arquitetura, tudo o que se passa nos bastidores para lá das paredes, e de como a arquitetura é efetivamente produzida e construída.

Exposição Building Stories na Garagem Sul, os bastidores artísticos da Arquitetura

 

Histórias Construídas é a representação de uma paisagem abstrata constituída por fragmentos arquitectónicos. Tal como um estaleiro de construção permanente, enfatiza as dimensões do espaço expositivo como se este fosse uma paisagem ou uma ruína industrial, onde facilmente conseguimos imaginar o cheiro frio do cimento fresco e o som da maquinaria pesada. A intenção é transcender os limites do espaço museológico e concentrar-se na arquitetura enquanto disciplina.

Tijolos e cheiro a cimento fresco na Garagem Sul

 

Projetos realizados, momentos marcantes ou simples ideias e desejos dos ateliers architecten de vylder vinck taillieu, Maio e Ricardo Bak Gordon, são apresentados como expressões vivas de um universo muito mais amplo. 

Espaço desenhado pelo atelier Maio, foto de José Hevia.

 

A  exposição estabelece um diálogo entre estes arquitetos que – apesar de cada um ter as suas próprias ideias, os seus métodos e a sua expressão formal – partilham a arquitetura como território comum, onde tecem as suas abordagens singulares. 

Proposta do arquiteto Bak Gordon

 

Histórias Construídas desafia o visitante a entender a vida e a arquitetura através da obra dos três ateliers de arquitetura, mostrando as semelhanças que se podem encontrar entre as diversas histórias quando falamos de arquitetura.

A exposição contempla ainda uma instalação sonora do artista Tomás da Cunha Ferreira e a apresentação de um filme que reúne contribuições de outros arquitetos que se disponibilizaram para partilhar as suas próprias “histórias construídas”.

Como na imagem que abre este artigo, esta ilustra o trabalho dos três ateliers de arquitetura numa imagem conjunta.

 

Curadores: Amélia Brandão Costa e Rodrigo da Costa Lima

 

Arquitetos convidados: de vylder vink teilleu, Maio e Ricardo Bak Gordon

 

10 de julho a 14 de outubro

 

Garagem Sul do CCB, em Belém

 

Preços, horários e localização aqui

 

Fotos cedidas pela organização