CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Servida a primeira Gala das 7 Maravilhas à Mesa

7 maravilhas à Mesa
By João GALVÃO . 11 Month

É já dia 22 de Julho que começam as 49 Galas Eliminatórias das Mesas Pré-Finalistas das 7 Maravilhas à Mesa. Monsaraz foi a escolhida para a estreia.

 

São 49 mesas selecionadas que até setembro se verão reduzidas a apenas 7, as 7 Maravilhas gastronómicas portuguesas.

As Eliminatórias começam a 22 de julho em Reguengos de Monsarraz, seguindo-se depois 29 na Batalha, 5 de agosto em Viseu, a 12 em Alijó e a 19 em Odemira, a 26 de agosto em Tomar e a 2 de setembro a última Gala Eliminatória das Mesas Pré-Finalistas.

Mesa de Almeirim

 

A bela vila mourisca de Monsaraz recebe a primeira Gala, no Parque do Monumento ao Cante. São 7 mesas, encabeçadas pela de Almeirim, que incontornavelmente inclui na sua lista a Sopa da Pedra, os vinhos Varandas e Quinta da Alorna. 

Cumprindo a novidade desta edição, a inclusão de Roteiros que sirvam de pano de fundo às Mesas, Almeirim propõe o Festival da Sopa da Pedra e o Enoturismo da Quinta do Casal Branco.

Mesa de Monchique

 

A Mesa de Monchique presta homenagem ao Porco Preto, com o qual faz a Tiborna de Chouriça e aos Milhos Aferventados, como produto endógeno. Não traz vinho, mas sim a característica Aguardente de Medronho, e com ela faz também o cenário do Roteiro proposto, o das Destilarias do Medronho de Monchique.

Mesa de Braga

 

A farta e opulenta Mesa de Braga tem sempre Broa de Milho, a melhor companhia para o Bacalhau à Moda de Braga. O Cidrão, fruto aparentado com o limoeiro, tradicional da região e que esteve à beira da extinção, é o produto endógeno e o vinho é o Verde Branco Largo do Paço 2017. O Roteiro proposto por Braga é a respetiva Rede de Percursos Pedestres e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

Mesa de Monsaraz

 

Reguengos de Monsaraz, a jogar em ‘casa’, traz o pão alentejano e o queijo como estrelas discretas, e o Cozido de Grão, Carnes e Enchidos como a definitiva comida de conforto. O vinho proposto é o Tinto Monsaraz Reserva 2015 da Carmim, e o Roteiro de Monsaraz é o das Escritas de Pedra e Cal.

Mesa de Vila Real

 

Vila Real de Trás-os-Montes traz Tripas aos Molhos, a carne Maronesa DOP e os Covilhetes, todos acepipes endógenos, regados com o Branco Premium 2016 e o Tinto de 2014 da Adega de Vila Real. Como roteiros não podia faltar o carismático Palácio de Mateus, e o Circuito Internacional de Vila Real, como Evento de Afirmação Internacional,

Mesa de Ponta Delgada

 

Das longínquas Ilhas dos Açores chega a mesa de Ponta Delgada, marcada pela presença dos frescos produtos do mar, como as Cracas e o Atum Braseado, que balanceiam a carne das vacas que pastam mansamente nas encostas da Ilha de São Miguel. O produto endógeno escolhido é, claro, o ananás, e os vinhos são o Branco Chardonnay e o Tinto Barrica de Carvalho, ambos de 2016, ambos da Quinta da Jardinete. O Roteiro de Ponta Delgada é a visita ao Complexo Vulcânico das Sete Cidades.

Mesa das Terras da Chanfana

 

A terminar a primeira ronda das Galas Eliminatórias das Mesas Pré-Finalistas das 7 Maravilhas à Mesa vem uma joint venture das Terras da Chanfana, Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares. A estrela desta mesa é, evidentemente, a Chanfana, carne de cabra longamente temperada e cozinhada em vinho e aromas da serra. Mas antes da Chanfana, as terras da Lousã propõe o seu Queijo do Rabaçal e para depois dela, dois produtos endógenos, o Mel da Serra da Lousã e o Licor Beirão. A melhor companhia para a Chanfana é o Tinto de 2013 da Quinta de Foz de Arouce, das Vinhas Velhas de Santa Maria, e para digerir tudo isto, há dois roteiros, um histórico e cultural, a visita ao Mosteiro de Santa Maria de Semide, e um natural, Pelos Trilhos da Natureza na Serra da Lousã.

 

Para relembrar como começa toda esta história, clique no link abaixo das 7 Maravilhas à Mesa, e se por acaso não estiver nos seus planos ir dia 22 a Monsaraz, não se preocupe, a RTP1 fará um direto a acompanhar a festa.

 

Mais info aqui.

 

Imagens: Fotografias oficiais do livro “7 Maravilhas à Mesa – As Mesas que ainda ninguém experimentou”