Projecto de novo aeroporto na outra margem do Tejo
Ao entrar na União Europeia a 1 de Janeiro de 1986, Portugal recebeu ajuda financeira deste organismo que lhe permitiu fazer reestruturações e modernizações em muitas áreas. Entre estas reestruturações, os transportes foram os primeiros a ser beneficiados.
Os transportes portugueses
Quando for a Portugal, vai poder verificar que a sua rede rodoviária tem agora belos caminhos e estradas dignas desse nome, com possibilidades de teleportagem (portadores de Via Verde, reconhecimento de placas EasyToll ou cartão pré-pago Tollcard) que permitem que não espere em filas e se possa movimentar melhor e mais rapidamente. Também pode optar pela rota aérea, que é certamente mais eficaz para chegar ao destino, e nem por isso mais cara.
A previsão do novo aeroporto
Passando à frente de outros grandes projectos de transporte, o "Novo Aeroporto de Lisboa" (NAL) chegou a uma fase decisiva em 2008, quando o, então, primeiro-ministro José Sócrates anunciou a localização do novo aeroporto. O sucesso do destino "Portugal" foi a base deste compromisso.
Enquanto a capacidade do existente, na Portela, em Lisboa, é de 11 milhões de passageiros, em 2007 este foi sobrecarregado com 13 milhões. Em 2013, esse número subiu para 16 milhões de pessoas afectadas e mais de 18 milhões em 2014. O de Faro, no sul do país, regista mais de 6 milhões de utilizadores em atendimento anual.
O projecto
Este novo projecto, ao longo do Tejo, ficaria, portanto, num antigo local de 7.500 hectares pertencentes ao exército, a cerca de trinta quilómetros de Lisboa. Toda a rede rodoviária e ferroviária vai assentar neste complexo que inclui duas faixas, 120 posições de check-in, 20 postos de controlo, 63 portas de embarque e 12 tapetes rolantes de bagagens para chegadas. Além disso, a sua capacidade vai duplicar.
Um adiamento temporário
O projecto representa um orçamento de 7 mil milhões de dólares, incluindo os seus acessos. No entanto, foi temporariamente suspenso por falta de financiamento nos últimos anos de crise financeira do país.
Enquanto isso, foi programado um investimento para o aeroporto antigo para 2014, de forma a retardar a implementação do projecto do novo aeroporto.
No entanto, com o anúncio da recuperação da economia e a entrada de capital estrangeiro, esta previsão certamente irá render-se aos acontecimentos actuais, especialmente porque mais do que nunca, Portugal se tornou a terra natal de muitos investidores de todo o mundo.
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